IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercado vê 1 chance em 4 de fusão de LSE-Deutsche Boerse

Trista Kelley e William Canny

30/06/2016 11h56

(Bloomberg) -- A probabilidade da Deutsche Boerse assumir o controle da London Stock Exchange Group é de apenas 26% após a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia levantar dúvidas sobre a lógica do negócio.

É o que aponta a estimativa média de 25 mesas de operações, analistas de ações e gestores de fundos orientados a eventos consultados pela Bloomberg News. Um cálculo comum do mercado, baseado nos preços das ações das duas empresas, coloca a probabilidade da concretização do negócio em cerca de 39%, contra cerca de 70% em 21 de junho.

A decisão surpresa pelo Brexit, na semana passada, gerou confusão nos mercados, abalou o panorama político e levou as empresas a reavaliarem seus planos de negócios.

O resultado adiciona outras incertezas à transação, incluindo as crescentes críticas na Alemanha à proposta de instalar a sede da empresa combinada em Londres. O referendo alterou a lógica por trás de uma das maiores aquisições pendentes entre empresas europeias, diz John Colley, da Warwick Business School.

"A lógica da fusão sem dúvida mudou e talvez seja bom os conselhos da LSE e da Deutsche Boerse reconsiderarem o negócio", disse Colley, que administra o programa de mestrado em negócios da unidade britânica. "Os acionistas votarão em breve sobre a fusão e não está nada claro no que eles vão votar".

A oposição alemã ao negócio aumentou o risco de cancelamento do negócio, disseram assessores que trabalham na fusão. Os órgãos reguladores da Alemanha e de Bruxelas, além dos acionistas, poderiam hesitar mais em aprová-lo após o Brexit, disseram.

Apesar das preocupações dos órgãos reguladores, é improvável que as duas empresas alterem as condições da aquisição, escreveu Ben Kelly, analista da Louis Capital, em um relatório com data de 29 de junho.