IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pedidos de conta em moeda estrangeira inundam HSBC após Brexit

Stephen Morris

08/07/2016 13h00

(Bloomberg) -- O HSBC Holdings foi inundado por pedidos de conta em moeda estrangeira porque os clientes britânicos estão tentando proteger suas economias, assustados com a queda da libra depois do Brexit.

Aqueles que solicitaram as contas, que permitem que os clientes mantenham seu dinheiro em moedas estrangeiras para viagens ao exterior ou para cobrir pagamentos internacionais, estão sendo informados que o tempo de espera é de 10 a 15 dias, de acordo com Jenna Brown, porta-voz do banco com sede em Londres. Esse tempo contrasta com o período de cinco dias úteis anunciado no site do banco.

"Observamos um maior interesse pela conta em moeda estrangeira do HSBC recentemente e continuamos aceitando novas solicitações", disse Brown por e-mail. No entanto, os clientes podem ter que esperar mais tempo para que as contas sejam abertas, disse ela.

A surpreendente decisão do Reino Unido de sair da União Europeia gerou turbulência nos mercados financeiros e derrubou a libra para o valor mais baixo em 31 anos frente ao dólar nesta semana e quase três quartos dos economistas consultados pela Bloomberg projetaram que o Reino Unido caminha para uma recessão. Os britânicos estão igualmente pessimistas: uma pesquisa publicada nesta sexta-feira mostrou que a confiança do consumidor sofreu a maior queda em 21 anos, depois de um relatório também desanimador sobre a confiança empresarial no dia anterior.

O HSBC oferece contas em 14 moedas, inclusive em euros e dólares, e os clientes podem converter seu dinheiro às taxas de câmbio do mercado, de acordo com o site do banco. Para retirar esse dinheiro, os clientes precisam transferi-lo a uma conta em libras ou sacá-lo em uma agência. Os clientes podem movimentar uma quantidade ilimitada entre suas contas do HSBC, mas os pagamentos internacionais se restringem a 50.000 libras (US$ 64.905) pela internet.