IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Iluminação do escritório pode aumentar sua produtividade, dizem estudos

Seth Porges

12/07/2016 14h33

(Bloomberg) -- Muitos trabalhadores gostam de personalizar seu espaço de trabalho. Mas, embora seja comum ver mesas repletas de brinquedos ou divisórias de cubículos cheias de fotos, poucas pessoas prestam muita atenção à luz em torno delas.

A intensidade e o tipo de luz com que convivemos ao longo da jornada de trabalho pode ter um grande impacto sobre nossa saúde, felicidade e produtividade. Mesmo que você tenha pouca escolha além de lidar com as lâmpadas fluorescentes de um escritório sem janelas, várias medidas podem ser adotadas para fazer a luz trabalhar para você.

Use luz azul para estimular o cérebro antes de uma tarefa

Um novo estudo publicado pela revista científica Sleep sugere que a exposição à luz azul antes de uma tarefa importante pode ser uma forma efetiva de melhorar o desempenho.

Os pesquisadores descobriram que ter uma luz azul por perto em um quarto escuro permitiu que os participantes do estudo realizassem tarefas cognitivas mais rapidamente que um grupo de controle, sem sacrificar a precisão para conseguir velocidade. O efeito notadamente se manteve por mais de meia hora após o fim da exposição à luz azul.

"Essas descobertas significam que talvez possamos usar luz azul em situações nas quais o estado de alerta e a resposta rápida são realmente importantes, como cabines de pilotos", diz a doutora Anna Alkozei, pós-doutoranda do Departamento de Psiquiatria da Universidade do Arizona e autora líder do estudo.

"Poderíamos até mesmo usar a luz azul como forma de melhorar a atenção 30 minutos antes de realizar uma tarefa que exija elevados níveis de alerta, como uma situação de teste".

Para uma saúde melhor, trabalhe perto de uma janela

Um escritório cheio de janelas não é apenas sinal de status --pode também ser sinal de saúde. Funcionários que desfrutam de mais luz (especialmente luz natural) durante o dia têm maior probabilidade de serem mais saudáveis e de manterem o bom humor, segundo um estudo de 2014 publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine.

Duas descobertas surpreendentes: os participantes do teste com janelas no escritório registraram impressionantes 46 minutos a mais de sono à noite do que seus pares que são privados de luz natural e reportaram, inclusive, que se exercitam mais após o trabalho.

"A luz também pode afetar o metabolismo e a eficiência de como seu corpo utiliza o alimento, o que pode ser importante para o peso", disse o doutor em medicina Phyllis Zee, diretor do Centro de Transtornos do Sono do Hospital Memorial Northwestern, um dos autores do estudo.

Cuidado com o brilho

Um ponto negativo de encher seu espaço de trabalho com luz? Um brilho que cause fadiga ocular.

"Pesquisas sugerem que, além de simplesmente causarem extremos de desconforto, o brilho excessivo no ambiente de trabalho diminui a produtividade", disse Brent Protzman, gerente de informação de energia e análises da Lutron, que fabrica sistemas de iluminação e de persianas e cortinas.

"É quando a pessoa não consegue enxergar a tela e reajusta constantemente a cabeça. Basicamente qualquer coisa que te distraia ou provoque um lapso momentâneo no foco demandará algum tempo de reajuste".

Ganho de peso pode estar ligado ao estresse no trabalho

Band News