IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hedge funds europeus sofrem efeito de turbulência em retornos

Nishant Kumar

19/07/2016 13h31

(Bloomberg) -- O setor europeu de hedge funds se contraiu pelo sexto trimestre consecutivo porque a decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia e a preocupação com a desaceleração do crescimento da China provocaram perdas e obrigaram alguns administradores de recursos a fechar.

Sessenta e dois hedge funds foram fechados nos três meses encerrados em junho, em comparação com 54 que foram abertos, segundo dados compilados pela Eurekahedge, com sede em Cingapura. Ao todo, 484 hedge funds foram fechados desde o começo de 2015, em comparação com 415 abertos, reduzindo o setor para menos de 4.000 fundos, mostram os dados.

Neste ano, os hedge funds têm tido dificuldades por oscilações amplas nas ações, uma forte queda das commodities e políticas monetárias divergentes, motivos pelos quais eles sofreram bilhões de dólares em fluxos de saída de capitais.

O índice Eurekahedge European Hedge Fund recuou quase 3% neste ano até junho, o pior primeiro semestre desde que a medição foi compilada pela primeira vez em 1999, aumentando pressões de resgates sobre hedge funds regionais.

Investidores retiraram US$ 4,4 bilhões de hedge funds europeus nos últimos 60 dias, disse a Eurekahedge. O setor administrava US$ 538 bilhões no fim de junho.

"O desempenho tem sido modesto no último anos", disse Mohammad Hassan, diretor de análise de hedge funds da Eurekahedge. "Muitos fundos mal superam seus 'high-water marks', o que dificulta a obtenção taxas de performance e o sustento dos negócios para gerentes pequenos em particular".

High-water marks, usadas por muitas empresas de hedge funds, impedem os administradores de cobrarem taxa de performance até que componham perdas anteriores.