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Mercedes usa carros na busca por vaga de estacionamento nas ruas

Elisabeth Behrmann

05/09/2016 10h45

(Bloomberg) -- Para ajudar a acabar com a busca por vagas de estacionamento nas ruas de cidades congestionadas, os carros da Mercedes-Benz começarão a avisar uns aos outros quando houver um espaço livre.

Os motoristas muitas vezes passam por lugares vagos quando não estão procurando lugar para estacionar e essa informação será anotada pelo carro e carregada no sistema para ajudar os demais, segundo um projeto piloto realizado em Stuttgart, Alemanha, entre a Mercedes e a fornecedora de peças Robert Bosch, anunciaram as duas empresas na sexta-feira em um comunicado.

Diversas fabricantes de veículos estão buscando formas de reduzir o tempo e o estresse gerados para encontrar uma vaga, que também é uma carga para as cidades, porque a busca aumenta o congestionamento e a poluição dos veículos que dão voltas em busca de um espaço disponível. O serviço ParkNow, da BMW, permite que os motoristas façam reservas em estacionamentos e paguem as vagas nas ruas por meio de um aplicativo. No ano passado, a Siemens esboçou um sistema que utiliza radares montados em postes de luz para fornecer informação sobre espaços disponíveis.

A transformação dos carros em buscadores de vagas de estacionamento faz parte de um conjunto mais amplo de ideias da empresa controladora da Mercedes, a Daimler, para ajudar os motoristas a economizarem tempo.

Entrega de encomendas

A Daimler planeja lançar no primeiro semestre do ano que vem um aplicativo para ajudar o motorista com o trabalho do escritório até mesmo enquanto dirige, disse o CEO Dieter Zetsche, em conferência em Berlim. A entrega de encomendas compradas online em porta-malas de veículos também começará a ser disponibilizada a partir do ano que vem, seguindo um amplo projeto piloto que já está em andamento com os carros modelo Smart, disse ele.

O teste de estacionamento de Stuttgart aproveita os sensores de ultrassom do sedã Mercedes Classe E, que podem identificar vagas de estacionamento grandes o suficiente para o veículo. Os carros do projeto piloto coletarão informações sobre vagas quando passarem por elas a velocidades de até 55 quilômetros por hora.

Em um primeiro passo, o sistema compartilhará informações sobre a probabilidade de encontrar um espaço em uma rua particular. A segunda fase do projeto se concentra no compartilhamento de informações em tempo real sobre a localização e o tamanho exatos das vagas para criar uma mapa de estacionamentos digital que pode ser exibido no carro, disse a Mercedes.

"Quase todos os nossos carros Mercedes-Benz estão conectados", disse Sajjad Kahn, chefe de veículos digitais e mobilidade da Mercedes, no comunicado. "Se um carro também tem os sensores corretos, a lógica é tentar usar os dados gerados ao dirigir para ajudar a acelerar a busca por uma vaga de estacionamento".