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Nova Zelândia se inspira em Senhor dos Anéis para vender vinho

Tracy Withers

08/09/2016 15h18

(Bloomberg) -- Uma vinícola está buscando inspiração no homem que criou a paisagem de Hobbiton -- de Senhor dos Anéis --, pelo menos três estão abrindo salas de degustação novas ou reformuladas e outra está reformando um restaurante. Tudo isso faz parte de um plano para levar turistas à principal região vinícola da Nova Zelândia.

Os vinicultores da região de Marlborough estão gerando um boom de construções, ampliando a infraestrutura para ajudá-los a tirar vantagem da chegada recorde de turistas. O objetivo é transformar os enoturistas em defensores vitalícios do vinho neozelandês. Quase 612.000 estrangeiros visitaram os vinhedos da Nova Zelândia neste ano até junho, 11 por cento a mais do que no ano passado, e os números do governo mostram que os fãs de vinho normalmente permanecem no país mais tempo e gastam mais.

"A oferta das vinícolas ficou mais sofisticada -- a experiência, como um todo, melhorou", disse Philip Green, dono da Appellation Central Wine Tours em Queenstown, cidade famosa por seus esportes de aventura que é também uma porta de entrada para as vinícolas do sul do país. "A Nova Zelândia é vista cada vez mais como destino de vinhos e alimentos".

O foco ajudará as exportações de vinho a atingir a meta de 2 bilhões de dólares da Nova Zelândia (US$ 1,5 bilhão) em 2020, contra 1,57 bilhão de dólares da Nova Zelândia no ano terminado em junho, mas também será mais um estímulo para o turismo, que superou o segmento de lácteos no ano passado como maior setor de exportação da Nova Zelândia.

"Estamos vendo uma nova geração de visitantes que busca uma experiência diferenciada e exclusiva ligada ao vinho", disse Mario Dussurget, gerente de turismo da Cloudy Bay, a vinícola que foi comprada em 2003 pela LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, a maior fabricante de produtos de luxo do mundo. "Esses visitantes já foram a Bordeaux, talvez a Napa e também a Barossa Valley, e agora querem algo único de Cloudy Bay e da Nova Zelândia".

A cerca de 1,5 quilômetro dali, a Jackson Estate contratou Brian Massey, que foi o paisagista da trilogia "Senhor dos Anéis" e ajudou a criar o set de filmagem Hobbiton, agora um destino turístico de luz própria. Ele está assessorando o paisagismo em torno da vinícola e da adega que a empresa está construindo -- o oitavo estabelecimento a ser aberto com foco turístico em Marlborough em dois anos.

"O fato de ter um lugar nos dará um espaço para compartilhar com as pessoas", disse o diretor administrativo Jeff Hart, em seu escritório, em Wellington, de onde supervisiona o progresso dos trabalhos por meio de uma webcam.

A China é o mercado turístico de mais rápido crescimento da Nova Zelândia. As chegadas de turistas do país aumentaram 27 por cento, para 397.000, no período de um ano que terminou em 30 de junho. Por outro lado, o país mais populoso do mundo respondeu por apenas 1,8 por cento das exportações de vinho da Nova Zelândia em valor, contra uma participação de 30 por cento dos EUA.