IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mochila com atitude conquista Beyoncé e aposta na rebeldia

Kim Bhasin

09/09/2016 14h53

(Bloomberg) -- Aquela mochila deprimente para carregar os livros da escola pode ficar no armário. Há uma nova empresa vendendo estilo, fama e reconhecimento para os ombros do seu filho. E talvez para os seus também.

Notas de cem dólares em chamas cobrem uma das novas e já esgotadas mochilas de uma marca ousada chamada Sprayground. Outro modelo tem pontas de borracha ao longo da coluna, rodeadas por escamas de lagarto para garantir o visual do Godzilla.

Uma rainha Elizabeth de apenas um olho e enfezada com dentes de tubarão também aparece em uma mochila chamada "Trap Queen". Seja qual for o design escolhido, as mochilas da Sprayground simbolizam um ideal simples: rebeldia.

"É preciso um pouco de coragem para usar essas mochilas", disse David Ben-David, o jovem do Bronx, Nova York, que criou a Sprayground em 2010. "Elas são um tanto ou quanto ousadas".

Parece que a imagem de insolência é o que os adolescentes querem. A Sprayground está em uma onda de sucessos: está fechando grandes acordos de licenciamento, entrando em novos mercados e mergulhando em novas categorias de produtos.

Celebridades como Beyoncé e o jogador de basquete Kevin Durant são muitas vezes vistas com mochilas da Sprayground nas costas. A empresa, que faz parte do Moret Group, proprietário da Danskin e da 2(X)IST, preferiu não fornecer os números sobre receita, mas disse que as vendas pelo menos dobraram a cada ano de existência.

Um relatório de volta às aulas divulgado pelo Google em agosto listou a Sprayground como uma das principais tendências entre as marcas de mochilas da estação, superada apenas pela multibilionária marca Pink, da Victoria's Secret.

Segundo Ben-David, a onipresença das mochilas pretas básicas da JanSport e da North Face era entediante para ele e para o cofundador da empresa, Eddie Shabot. A mochila simples da JanSport com um bolso extra para fora serviu de inspiração de design para Ben-David -- inspiração para se rebelar. Não é à toa que o principal formato das mochilas da Sprayground, o DLX, não tenha esse bolso grande.

Desde o começo, a ideia era recriar com as mochilas a natureza tribal da cultura dos tênis. Os estilos urbanos e vibrantes chamam a atenção do mesmo jeito que os últimos modelos de tênis Jordan e Ultra Boost. É esse sentimento que Ben-David está buscando. "Essas pessoas estão usando tênis e camisetas cheios de estilo, mas não têm uma mochila para acompanhar", disse ele.

Todas as mochilas da Sprayground -- a empresa vende mais de 100 modelos -- têm edições limitadas. Independentemente de ser uma simples estampa rastafári ou uma colaboração exclusiva com o famoso jogador de futebol americano Odell Beckham Jr., estrela do New York Giants, não espere que os modelos estejam à disposição para sempre. (A mochila mais vendida da empresa era a que vinha com asas de origami de dinheiro. O visual é exatamente esse).

Essa dinâmica do "disponível hoje, esgotado amanhã" tem por objetivo forçar os consumidores a retornarem às lojas outras vezes.