IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

O carro da Tesla é mais limpo? Depende de onde você está

Anna Hirtenstein

20/09/2016 15h58

(Bloomberg) -- Em que medida os carros elétricos são mais limpos que as alternativas movidas a combustíveis fósseis? A resposta depende de onde exatamente você recarrega a bateria.

Em lugares que utilizam fontes de energia de baixo carbono, como energias renováveis e nuclear, os veículos elétricos reduzem drasticamente as emissões. A diferença é menor nas regiões onde a maior parte da energia vem do carvão, como na China.

Embora um veículo elétrico médio possa produzir apenas metade da poluição dos carros a gasolina ou a diesel, há uma grande variação dentro do segmento. Trafegar com energia da bateria na China foi apenas 15 por cento mais limpo na comparação com carros movidos a combustíveis fósseis no ano passado, segundo dados compilados pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF).

"Em países com grandes quantidades de carvão na matriz de geração, os veículos elétricos ainda parecem melhores, mas o benefício é menor e depende de quando e onde a recarga é realizada", disse Colin McKerracher, chefe de análises de transporte avançado da Bloomberg New Energy Finance.

Tanto o braço de pesquisa da Bloomberg LP, com sede em Londres, quanto a Union of Concerned Scientists analisaram a contribuição final dos carros elétricos para as emissões e descobriram que, na média, eles são 40 por cento a 50 por cento mais limpos do que aqueles movidos a gasolina ou a diesel.

Essas estimativas -- e a visão futura sobre para onde vão as emissões da indústria de geração de energia -- são cruciais para entender quanta poluição do tipo que provoca aquecimento global será gerada pelos meios de transporte nas próximas décadas.

Os carros elétricos estão ganhando popularidade rapidamente. As vendas subiram 44 por cento no primeiro semestre do ano e poderão terminar 2016 com um recorde de 647.000 unidades em todo o mundo, segundo projeções da BNEF. Fabricantes como Toyota e General Motors estão se juntando à Tesla Motors, de Elon Musk, e desenvolvendo novos modelos. A Volkswagen planeja produzir 3 milhões deles por ano na próxima década. No Salão do Automóvel de Paris, neste mês, a Volkswagen deverá revelar um protótipo do modelo ano 2018-2019 com autonomia de 400 a 600 quilômetros, o suficiente para a maioria dos motoristas.

Esses carros podem ser duas vezes mais limpos quando recarregados em lugares que obtêm bastante energia de fontes ecológicas, mas o mesmo carro em uma região que queima carvão pode render um ganho de apenas 20 por cento, segundo a Union of Concerned Scientists, que tem sede em Cambridge, Massachusetts.

Em 2015, dirigir cerca de 1,6 quilômetro em um veículo elétrico emitia em média 40 por cento menos poluição do que percorrer a mesma distância em um carro comum, segundo a Bloomberg New Energy Finance.

Título em inglês: How Much Cleaner Really Is a Tesla? Depends on Where You Are

Para entrar em contato com o repórter: Anna Hirtenstein em Londres, ahirtenstein@bloomberg.net, Para entrar em contato com os editores responsáveis: Telma Marotto tmarotto1@bloomberg.net, Patricia Xavier

©2016 Bloomberg L.P.