IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Startup de carros robô busca recursos e quer lançamento em 2018

Yoolim Lee

27/09/2016 13h00

(Bloomberg) -- A nuTonomy, uma startup de carros autônomos financiada pelo presidente do conselho da Ford Motor, Bill Ford, e pelo governo de Cingapura está discutindo com possíveis investidores uma nova rodada de financiamento e trabalha com o objetivo de realizar um lançamento comercial pleno em 2018.

“Temos tido interesse de todos os cantos do planeta porque esta é realmente uma oportunidade global”, disse o CEO da nuTonomy, Karl Iagnemma, em entrevista. “O desafio é encontrar os investidores certos e garantir um alinhamento com grupos que partilham de sua visão estratégica.”

A nova rodada, que deve ser fechada no primeiro semestre de 2017, será de “múltiplos” dos US$ 16 milhões que a nuTonomy captou em maio, disse ele. A Temasek Holdings, empresa estatal de investimentos de Cingapura que tem financiado startups de tecnologia como Airbnb e Didi Chuxing, está entre os investidores com quem a empresa conversou no passado, disse ele.

As empresas de software e as fabricantes de automóveis estão correndo para produzir carros capazes de trafegar sem intervenção humana. A nuTonomy, criada a partir da Aliança para Pesquisa e Tecnologia entre Cingapura e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), tem sede em Cingapura e em Cambridge, Massachusetts.

A startup lançou um programa piloto de táxis autônomos em Cingapura em agosto e formou parceria com o serviço de transporte compartilhado Grab para expandir o programa.

Até o momento, a nuTonomy captou um total de cerca de US$ 20 milhões. Entre seus financiadores estão a Highland Capital Partners e o EDBI, braço de investimento do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cingapura.

Os outros financiadores são a Fontinalis Partners, cofundada por Ford, a Signal Ventures e a Samsung Ventures. A nuTonomy foi fundada em 2013 por Iagnemma e Emilio Frazzoli quando eles pesquisavam sobre robótica e tecnologia de veículos inteligentes no MIT.

“Nós basicamente acordamos um dia e percebemos que o trabalho que estávamos fazendo, toda a nossa carreira, atualmente está no centro dessa enorme oportunidade global”, disse Iagnemma, também um premiado autor de ficção que escreveu sobre personagens com dificuldades para resolver questões científicas aparentemente impossíveis. “Seria loucura não tentar comercializar a tecnologia e empregá-la o mais rapidamente possível.”

A nuTonomy fechou parceria com grandes fabricantes de automóveis como a Jaguar Land Rover. A startup está negociando também com várias cidades, incluindo Londres e Dubai, interessadas em empregar veículos autônomos no futuro. O plano da empresa é expandir seu serviço na Ásia e pelo mundo, disse ele.

“A realidade é que haverá diversos ganhadores. Estamos confiantes de que seremos um desses times”, disse Iagnemma.