Bolsas

Câmbio

Alguém comprou a armadura do Batman por mais de R$ 800 mil

Lisa Fleisher

(Bloomberg) -- Alguém acabou de comprar o que poderia ser a fantasia de Halloween mais cara deste ano. Um colecionador particular arrematou a armadura de Batman usada por Christian Bale nos filmes "Batman: O Cavaleiro das Trevas" e "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" por 192.000 libras (US$ 250.000). Outra pessoa arrebatou a batpod -- a motocicleta fortemente armada usada por Batman para combater o Coringa e Bane em dois filmes da série "O Cavaleiro das Trevas" -- por 312.000 libras. E, como o crime não compensa, a fantasia de Bane foi vendida por 96.000 libras.

O traje foi colocado à venda como parte de um leilão organizado pela Prop Store, empresa de memorabilia do Reino Unido. A oferta de mais de 500 fantasias, objetos cenográficos e outros elementos da história do cinema angariou mais de 1,5 milhão de libras.

"Conseguimos bater alguns recordes mundiais com os preços aqui, e isso é muito animador", disse Stephen Lane, CEO da Prop Store. "A atividade, de modo geral, foi inédita."

Um capacete da nave TIE fighter, utilizado em "Star Wars: Episódio IV -- Uma Nova Esperança" (o filme original, de 1977) foi arrematado por 210.000 libras, o que, segundo afirma a loja, é um recorde mundial. Uma máscara de dublê usada pelo personagem Sloth no filme "Os Goonies" foi vendida por 36.000 libras. Esses preços incluem um prêmio do comprador de 20 por cento (a parte do leiloeiro), mas o frete não está incluído.

No final, cerca de uma dúzia de pessoas disputava a batpod pela internet, por telefone ou pessoalmente. Os lances começaram pela internet no início do mês, mas só chegaram a 35.000 libras na manhã do leilão, disse Lane. O lance mais alto pulou para 180.000 libras pela internet antes que o leilão ao vivo começasse e chegou a 260.000 libras, antes que o prêmio para comprador o levasse a 312.000 libras.

Cerca de 400 licitantes de 27 países participaram ativamente do leilão, que chamou a atenção de empresas de investimento em Nova York e Hong Kong, de arquivistas que trabalham para colecionadores corporativos e particulares, e de museus, informaram representantes da empresa. Entre as peças colocadas à venda havia desde trajes completos a distintivos de identificação, além de roteiros com anotações, cadeiras do diretor e espadas e armas cenográficas.

Uma claquete -- aquele emblemático quadro-negro com listras brancas usado pelos cineastas para sincronizar áudio e vídeo -- do filme "Tubarão" foi vendida por 84.000 libras, e a que foi utilizada em "Star Wars: Episódio V -- O Império Contra-Ataca" rendeu 33.000 libras.

Um licitante arrebatou a identificação e o distintivo do FBI tanto do agente Mulder (7.800 libras) quanto da agente Scully (7.200 libras), do seriado Arquivo X.

Nem tudo do lote com mais de 500 itens foi vendido. Duas volumosas fantasias do filme "Alien vs. Predator" (2004) que haviam sido estimadas entre 20.000 libras e 60.000 libras não receberam ofertas. Elas ainda estão disponíveis, informou Lane.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos