IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Jovens dos EUA usam Venmo para pagar por pizza, cerveja e Uber

Polly Mosendz

30/09/2016 14h06

(Bloomberg) -- Pizza. Cerveja. Aquela berinjela estranha. Esses são os emojis, ou pequenas imagens digitais, que sugerem como os usuários do aplicativo de pagamentos móveis Venmo gastam dinheiro nos EUA, segundo um estudo recente das descrições das transações.

Após analisarem mais de 500 mil pagamentos de caráter público pelo Venmo, pesquisadores do mercado online de financiamento estudantil LendEdu concluíram que a fatia de pizza e o maço de dinheiro voador são os emojis usados com mais frequência.

Faz sentido, considerando que a maior parte dos usuários do aplicativo é da geração Y, que adora pizza e raramente leva dinheiro na carteira. Os emojis relacionados a bebidas alcoólicas, como champanhe, vinho e cerveja, responderam por quatro dos 10 emojis mais usados. Ilustrações divertidas, relacionadas ou não a bebidas, são usadas em um terço de todas as atividades do Venmo.

O Venmo não serve apenas para pagar por comida e bebida na balada. Dois dos 30 emojis usados com maior frequência estão relacionados a aluguel, conta de luz, e três a despesas diversas com carros.

Ao analisar as palavras usadas no campo de descrição do aplicativo, o diretor de tecnologia do LendEdu, Matt Lenhard, descobriu que alguns usuários são muito específicos em seus pagamentos, usando nomes de marcas como "Uber", "Comcast" e "Costco" em suas transações. De fato, o aplicativo de caronas foi o segundo termo usado com mais frequência no aplicativo de modo geral, atrás de "comida".

Mas essas descrições não são necessariamente a forma mais confiável de determinar o que os usuários do Venmo compram porque muitas vezes são usadas para fazer piadas. Alli Maloney, escritora freelancer de 26 anos que trabalha em Columbus, no Estado de Ohio, utiliza emojis de brincadeira ao compartilhar pagamentos no Venmo com sua irmã. "O motivo de escolha do emoji pode ser bastante bobo", explicou.

Talvez por causa dessas brincadeiras, um inexplicável emoji de polvo aparece como o quinto mais usado às quartas-feiras. Indagado se o polvo havia sido pensado para denotar algo sigiloso ou ilícito, um porta-voz do Venmo negou e ressaltou que ele frequentemente é usado junto com outros emojis de animais marinhos.

Talvez o molusco tenha aparecido no estudo de transações do LendEdu porque alguns usuários podem tê-lo usado repetidamente, o que distorceu os dados.

Foi o caso do emoji da berinjela, que um usuário usou mais de 500 vezes em uma única transação, deixando-o, portanto, em terceiro lugar na lista dos emojis usados com mais frequência nas transações aos domingos. A tal berinjela é um emoji escandaloso, que lembra a anatomia masculina.

De forma geral, as descobertas estão em linha com as tendências da geração Y que David Rathmanner, diretor de conteúdo e análise de dados do LendEdu, esperava ver. O mais surpreendente foi a frequência do emoji para o aluguel, segundo ele.

Embora não revele o valor do pagamento médio no aplicativo, o Venmo informa que os emojis para aluguel estão entre as transações de maior valor. No estudo, apareceu como o sétimo emoji mais usado.

"A geração Y realmente parece confiar na segurança do aplicativo se está disposta a usá-lo, por exemplo, para pagar o aluguel", disse Rathmanner.