IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Na Espanha, você pode experimentar a prática de yoga a cavalo

Nikki Ekstein

30/09/2016 13h08

(Bloomberg) -- Se você está querendo intensificar a prática de yoga, tente aperfeiçoar a ustrasana (postura do camelo) — a cavalo.

Se isso não for desafiador o suficiente, você pode tentar a postura da árvore, da águia ou do pé para o alto -- equilibrando-se sobre um belo puro-sangue lusitano.

Surpreendentemente, a yoga a cavalo não é novidade. Mas há muito se limita à prática pessoal ou é ensinada apenas em retiros específicos em lugares não muito sofisticados. Agora, está sendo oferecida pela professora valenciana de hipismo e yoga Laura García em La Donaira, um dos mais bonitos resorts ecológicos da Espanha, que conta com oito elegantes suítes em uma antiga fazenda que fica duas horas ao noroeste de Marbella, perto do Parque Natural da Sierra de Grazalema. A diária custa a partir de US$ 280 e, à exceção das atividades, está tudo incluído. A sessão de uma hora custa cerca de US$ 65 por pessoa.

Em outras palavras, se tiver coragem, agora é possível começar a prática de yoga a cavalo sem abrir mão de autonomia nas suas férias.

Manuel Rosell, presidente de La Donaira, conta que levar a prática a seu empreendimento não foi fácil. “Demorei um ano e meio para encontrar um professor que não fosse um farsante”, disse ele à Bloomberg, explicando que se dedica a buscar qualquer produto para seu empreendimento -- seja uma cobertura de colchão fabricada com material orgânico ou um agente de excursões -- com o objetivo de oferecer uma experiência perfeita para os hóspedes. “Você precisa sentir a afinidade entre o instrutor e os cavalos. E também a conexão com os clientes. As pessoas não têm conhecimento sobre essa combinação”.

Na maioria dos hotéis, contratar um instrutor de yoga a cavalo e também um domador de cavalos está fora de cogitação -- independentemente do preço da diária. Em La Donaira, isso faz muito sentido. A propriedade tem um grande foco equestre, com 70 puros-sangues lusitanos que circulam livremente por mais de 240 hectares. Rosell brinca chamando esses raros parentes do cavalo andaluz de “Fórmula Um dos cavalos”, embora eles sejam menos famosos e sua criação não seja tão comum. Ele alega que essa foi a primeira raça domesticada pelo homem e que por isso são bons companheiros e facilmente treinados. Em La Donaira, eles não são apenas parceiros de yoga -- também aparecem em exposições e ajudam nas atividades agrícolas. No ano que vem, serão também a principal atração de um novo programa para crianças com síndrome de Down.

Nem todos os praticantes de yoga a cavalo precisam ser especialistas em yoga. A prática pode ser adaptada inclusive para quem nunca fez uma postura. Laura García, 32 anos, a instrutora de La Donaira, se dedica a um tipo de yoga chamado Kundalini, que pode consistir tanto nas asanas tradicionais quanto em sessões de uma hora de cânticos e meditação. Em comparação, por exemplo, com a prática Vinyasa, de movimentos mais rápidos, Kundalini combina bem com quem pretende relaxar e se livrar do estresse. Se você detesta a ideia de entoar cânticos, García personalizará as sessões de acordo com suas necessidades -- ela também tem formação em Hatha, Bikram, Ashtanga e yoga para crianças.

Título em inglês: Yoga on Horseback Is a Real Thing, and You Can Try It in Spain

Para entrar em contato com o repórter: Nikki Ekstein em N York, nekstein@bloomberg.net, Para entrar em contato com os editores responsáveis: Telma Marotto tmarotto1@bloomberg.net, Patricia Xavier

©2016 Bloomberg L.P.