Portugal prepara regras para ajudar bancos a vender ativos
(Bloomberg) -- O governo de Portugal está trabalhando em regras que podem ajudar os bancos a vender determinados ativos como parte de uma "abordagem abrangente" para enfrentar o problema dos créditos em atraso, disse o ministro das Finanças, Mário Centeno.
"Estamos preparando um pacote legislativo que permitirá que os bancos consigam mais valor com a reestruturação de seus empréstimos", disse Centeno em entrevista em Washington, na sexta-feira. "Isso significa que para eles a venda de ativos será facilitada. O valor desses ativos também aumentará porque o processo será mais flexível e fácil."
Centeno disse que "a outra frente" é a questão de como os créditos duvidosos podem "sair" do balanço patrimonial dos bancos.
"Estamos trabalhando em uma solução para isso sob a condição, é claro, de que não haja ajuda estatal envolvida", disse ele. "O veículo precisa ter propriedade substancial dos bancos e do setor privado." O governo começará a discutir o assunto "muito ativamente" com a Comissão Europeia em outubro, segundo Centeno.
Portugal deixou seu programa de resgate internacional de três anos em 2014, mas ainda tem assuntos pendentes, incluindo créditos duvidosos nos bancos. O país é uma das seis nações europeias com índice de créditos em atraso superior a 10%, segundo seu banco central.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.