eBay testa ShopBot no Facebook Messenger para atrair clientes

Spencer Soper

(Bloomberg) -- O eBay está testando um assistente de compras personalizado chamado ShopBot no aplicativo Facebook Messenger com a expectativa de transformar uma parcela maior da base de 1 bilhão de usuários da rede social em clientes facilitando a busca de itens para comprar.

Em fase de testes, o serviço usará inteligência artificial para aprender mais sobre cada consumidor por meio dos perfis no Facebook e de perguntas sobre o que estão procurando. O eBay informou que o ShopBot é capaz de lembrar detalhes, como tamanhos de roupas, para facilitar futuras compras on-line.

Os usuários de smartphones estão passando o tempo em uma quantidade menor de aplicativos e o Facebook Messenger está entre os mais populares. O eBay quer acesso à maior quantidade possível dessas pessoas, possibilitando compras por meio do serviço de bate-papo. Depois que o consumidor encontrar um produto conversando com o robô ou enviando uma foto, passará ao eBay para concluir a compra.

"Estamos indo aonde nossos usuários estão em vez de permitir que tudo ocorra por meio do eBay.com e de nosso aplicativo móvel", disse o diretor de produto do eBay, R.J. Pittman.

Os robôs, ou bots, que são usados no varejo on-line para imitar a ajuda de um representante de serviço ao cliente humano, proporciona ao Facebook uma forma de se expandir além dos anúncios. Entre outras redes de varejo que realizam vendas por meio do Facebook Messenger estão as startups on-line de roupas Spring e Everlane.

O Facebook ainda não está ganhando dinheiro com as transações de comércio eletrônico realizadas por meio do Messenger. Mas a companhia vende anúncios para seu feed de notícias que direcionam os usuários a uma conversa no Messenger com o robô da marca para que o usuário obtenha mais informações a respeito de uma oferta.

O eBay está tentando se reinventar na mente dos consumidores como destino de boas ofertas em produtos destacados, distanciando-se da imagem de bazar on-line. O CEO Devin Wenig priorizou os investimentos em inteligência artificial para que os clientes do eBay naveguem mais facilmente pelo total de um bilhão de ofertas do site.

O teste com o Facebook cria uma nova fonte de crescimento da base de clientes que vai além de mecanismos de busca como o Google, da Alphabet. O eBay somava 164 milhões de contas ativas em 30 de junho, 4,5 por cento a mais que no ano anterior. A companhia está perdendo terreno para a líder do comércio eletrônico Amazon.com, que está atraindo compradores com as assinaturas Prime, que incluem descontos no frete e streaming de música e vídeos.

Os robôs são uma plataforma potencialmente poderosa para o futuro em um momento em que as pessoas, com falta de tempo, buscam automatizar a maior quantidade possível de tarefas rotineiras. O Google e a Microsoft são algumas das companhias que estão desenvolvendo novos recursos usando essa tecnologia.

Título em inglês: EBay Tests ShopBot on Facebook Messenger to Lure New Customers

Para entrar em contato com o repórter: Spencer Soper em Seattle, ssoper@bloomberg.net, Para entrar em contato com os editores responsáveis: Telma Marotto tmarotto1@bloomberg.net, Patricia Xavier

©2016 Bloomberg L.P.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos