Bolsas

Câmbio

Alibaba quer bater recorde do Dia dos Solteiros com novidades

Selina Wang e Emily Chang

(Bloomberg) -- A Alibaba espera ultrapassar o recorde de US$ 14,3 bilhões em vendas do Dia dos Solteiros de 2015 com atividades novas como desfiles de moda virtuais e jogos de realidade aumentada para atrair consumidores.

"Os números serão grandes, maiores que os do ano passado", disse o presidente da Alibaba, Michael Evans, à Bloomberg TV no Vanity Fair New Establishment Summit, em São Francisco, EUA. Ele disse que os números não são o principal foco da empresa. "Se a experiência social não for um grande acontecimento para todos os participantes, então nós não teremos conseguido o que realmente queremos."

O Dia dos Solteiros, uma variação do Dia dos Namorados, começou nos anos 1990 como um feriado pouco conhecido, mas se tornou um fenômeno chinês de consumo desde que a Alibaba o transformou em um grande show de vendas on-line de um dia inteiro de duração em 2009. Esse evento é um exemplo de como as companhias de comércio eletrônico podem fabricar demanda de consumo por meio de promoções, como o "Prime Day" da Amazon.com.

A Alibaba, a maior empresa de comércio eletrônico da China, vai além nesse conceito, com uma celebração parecida com a do Super Bowl que começa nas últimas horas do dia 10 de novembro e faz uma contagem regressiva para a meia-noite. Neste ano, celebridades subirão ao palco, inclusive Katy Perry, que é "embaixadora global" da Alibaba.

A Alibaba tem diversas estratégias para garantir o pico de vendas durante os primeiros segundos do dia 11 de novembro. Neste ano, a empresa vai acrescentar mais atividades para que os produtos sejam inseridos antecipadamente no carrinho de compras digital dos consumidores. À meia-noite essas transações serão concluídas através do Alipay, o serviço de pagamento da companhia.

No dia 23 de outubro a Alibaba transmitirá ao vivo um desfile de moda de oito horas em Xangai, com 50 marcas internacionais, durante o qual os espectadores poderão encomendar as roupas enquanto modelos circulam pela passarela. A Alibaba também se inspirou no sucesso do Pokémon Go e lançará um jogo de realidade aumentada duas semanas antes do Dia dos Solteiros. Os consumidores seguirão a mascote "Tmall Cat" por lojas na China para ganhar prêmios e descontos.

A empresa com sede em Hangzhou, na China, vem tentando chegar a zonas rurais e mercados internacionais e também está investindo em mídia e em computação na nuvem para encontrar novas fontes de receita. O crescimento econômico da China está desacelerando, particularmente no nordeste do país, antiga região industrial, prejudicando a demanda das lojas virtuais. Evans disse que a Alibaba continua crescendo rapidamente porque apenas algumas partes da economia estão desacelerando.

"A China não está em uma bolha", disse Evans. "Os componentes de serviços e consumo da economia estão crescendo muito rapidamente."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos