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Alibaba supera vendas no Dia dos Solteiros com força de consumo

Bloomberg News

11/11/2016 12h16

(Bloomberg) -- A Alibaba bateu com folga seu recorde de vendas do Dia dos Solteiros, dando provas da força do consumo chinês apesar da desaceleração econômica do país.

As vendas de sua plataforma de comércio eletrônico chegaram a 102 bilhões de yuans (US$ 15 bilhões) pouco antes das 20h da China, superando o total de 91,2 bilhões de yuans do ano passado, faltando quatro horas para acabar o evento. Ofuscando tanto a Cyber Monday quanto a Black Friday dos EUA, a promoção virtual que dura 24 horas é acompanhada de perto em busca de pistas sobre a saúde da economia e de sua maior varejista on-line.

A Alibaba, do bilionário Jack Ma, foi a pioneira desse evento anual de compras em 2009 e, de lá para cá, transformou-o em uma espécie de fenômeno social, imitado por concorrentes como a JD.com e que agora envolve milhares de marcas do mundo inteiro. A gigante do comércio eletrônico aumentou a voltagem estelar em 2016, convocando a atriz Scarlett Johansson, a celebridade esportiva David Beckham, a lenda do basquete Kobe Bryant e a banda de pop-rock One Republic para protagonizar uma gala antes do evento e chamar a atenção internacional. A estrela pop Katy Perry desistiu de participar no último minuto por causa de uma emergência familiar.

Os executivos tinham gerado grandes expectativas, projetando com confiança mais um empreendimento recorde em um momento em que a economia está crescendo no ritmo mais lento dos últimos 25 anos e a desvalorização do yuan poderia diminuir o entusiasmo por mercadorias estrangeiras.

A economia da China está cada vez mais dependente de seus mais de um bilhão de consumidores enquanto o crescimento global enfraquece. O consumo final respondeu por mais de metade da produção econômica no ano passado. Até o momento, os consumidores não deram importância à desaceleração da segunda maior economia do mundo e as vendas no varejo aumentaram 10,7 por cento em setembro, um recorde para o ano. A crescente classe média agora demanda produtos de melhor qualidade e formas inovadoras de comprar.

"Muitas marcas estrangeiras, com ou sem presença local na China, usarão este evento de compras para elevar mais o perfil de sua marca com os consumidores chineses", disse Andria Cheng, analista da eMarketer.

O Dia dos Solteiros foi inventado por estudantes universitários nos anos 1990 como o oposto ao Dia dos Namorados, de acordo com o jornal People's Daily, pertencente ao Partido Comunista chinês. Escrita em forma numérica, a data 11 de novembro remete aos "galhos sem folhas", uma expressão local para se referir a solteiros e solteiras. O dia se transformou em um fenômeno de consumo que envolve meses de planejamento, milhões de trabalhadores de logística e tecnologia e uma chuva de propagandas e promoções em toda a China.