IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ermenegildo Zegna passa a oferecer sapatos sob medida

Paula Knight

21/11/2016 14h56

(Bloomberg) -- Na reabertura da loja da Ermenegildo Zegna, na New Bond Street, em Londres, Gildo Zegna, CEO da grife de propriedade familiar, estava com vontade de festejar.

E com razão. A Ermenegildo Zegna abriu sua primeira loja no lugar em 1987 e o novo estabelecimento celebra a longa história da marca com Londres após quase três décadas.

A nova loja de quatro andares, projetada pelo arquiteto Peter Marino, tem mais de 600 metros quadrados de espaço e combina perfeitamente com o compromisso da marca com a sustentabilidade e o trabalho manual de qualidade, ao mesmo tempo em que preserva a arquitetura do século 18 predominantemente georgiana da New Bond Street.

Um motivo ainda maior para o bom humor é o retorno de Alessandro Sartori como diretor artístico. Ele foi diretor criativo da Z Zegna, a linha mais casual e minimalista da marca, antes de ir para a Berluti para ajudar a transformar a fabricante de sapatos de elite em uma marca de estilo de vida totalmente integrada.

O primeiro projeto de Sartori desde o anúncio de sua nomeação, em fevereiro, é outra estreia da companhia: sapatos sob medida.

Com estreia na festa de lançamento, a coleção de sapatos sob medida será exclusiva da loja principal em Londres. Inclui nove estilos criados para nove tipos diferentes de homens, como "o negociante de arte", um loafer casual com cadarço; "o sommelier", um Oxford formal; e "o ciclista", uma bota jodphur preta.

No total, existem três tipos de Oxford, dois de loafer, um Derby, um mocassim, um afivelado e uma bota. Sartori convida os clientes a pensar nesses estilos como meros pontos de partida: cada um deles é totalmente ajustável e ele sugere a combinação de dois -- ou até três -- estilos para a produção de um sapato personalizado.

O estilo mais versátil é o loafer, conta ele, e também o mais fácil de usar tanto em situações casuais quanto formais. É possível escolher entre 10 materiais diferentes, incluindo pele de cordeiro, couro, camurça, avestruz e crocodilo, em 60 cores diferentes e com 10 opções diferentes de forro.

Você pode ajustar o salto, deixando-o mais alto ou mais baixo, personalizar a construção do sapato tecnicamente e escolher o chamado "goodyear welding" -- que combina couro e borracha na sola para proteger melhor o sapato da chuva -- ou optar por uma construção apenas em couro para criar um produto mais leve e macio. Como os sapatos são feitos à mão, as opções são infinitas.

Embora os calçados sejam criados por Sartori, eles serão produzidos por uma das fabricantes de sapatos sob medida mais respeitadas da Inglaterra, a Gaziano & Girling.