IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Não há evidência de aloe vera no aloe vera do Wal-Mart nos EUA

Lydia Mulvany e Zeke Faux

22/11/2016 15h16

(Bloomberg) -- O gel de aloe vera que muitos americanos compram para acalmar irritações na pele não contém nenhuma evidência de aloe vera.

Amostras do gel de aloe de marcas das lojas compradas em supermercados Wal-Mart, Target e CVS nos EUA não revelaram nenhum indício da planta em vários testes de laboratório. Todos os produtos mencionavam o sumo da folha de Aloe barbadensis -- outro nome do aloe vera -- como ingrediente número 1 ou número 2 depois da água.

Não existe nenhum órgão regulador nos EUA que garanta que os produtos com aloe são o que dizem ser. A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) só aprova cosméticos depois que eles são colocados à venda e nunca aplicou uma multa por venda de aloe falso.

Isso significa que os fornecedores estão em um sistema de honra, mesmo apesar de o mercado total de produtos de aloe nos EUA, incluindo bebidas e vitaminas, ter crescido 11% nos últimos 12 meses, para US$ 146 milhões, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado SPINS, com sede em Chicago.

"Você precisa ter muito cuidado na hora de escolher e usar produtos com aloe", disse Tod Cooperman, presidente da ConsumerLab.com, com sede em White Plains, Nova York, que realizou testes com aloe.

Os três marcadores químicos do aloe -- acemannan, ácido málico e glucose -- estavam ausentes nos testes de produtos do Wal-Mart, do Target e da CVS realizados por um laboratório contratado pela Bloomberg News.

As três amostras continham um elemento mais barato chamado maltodextrina, um açúcar que às vezes é utilizado para imitar aloe. O gel vendido por outro varejista, a Walgreens, continha um dos marcadores, o ácido málico, mas não os outros dois. Isso significa que a presença de aloe não pode ser nem confirmada nem descartada, disse Ken Jones, consultor independente do setor em Chapala, no México.

23 mil pontos de venda

O Target não quis comentar. Porta-vozes do Wal-Mart Stores, da CVS Health e da Walgreens Boots Alliance informaram que seus fornecedores confirmaram que os produtos eram autênticos. Juntas, essas quatro empresas têm 23.000 pontos de venda.

Os quatro produtos em gel analisados a pedido da Bloomberg foram Equate Aloe After Sun Gel com aloe vera puro, do Wal-Mart; Up & Up Aloe Vera Gel com aloe vera puro, do Target; Aftersun Aloe Vera Moisturizing Gel, da CVS; e Alcohol Free Aloe Vera Body Gel, da Walgreens. O laboratório que realizou os testes solicitou anonimato para preservar suas relações comerciais.

Fruit of the Earth, uma marca de aloe fundada em 1980 com sede em Fort Worth, no Texas, afirmou que fabricou os produtos de gel para Wal-Mart, Target e Walgreens. A Fruit of the Earth informou que seu fornecedor foi a Concentrated Aloe, com sede em Ormond Beach, na Flórida, que afirmou que utiliza aloe orgânico proveniente de comércio justo (fair trade) que é cultivado e processado na Guatemala.

Ambas as companhias refutaram as conclusões da Bloomberg.