Bolsas

Câmbio

Além do Hennessy: cinco conhaques sofisticados para presentear

Jim Clarke

(Bloomberg) -- Durante quase toda a segunda metade da década passada, os produtores de conhaque concentraram seus investimentos em marketing na classe média em expansão da China. Mas agora, uma maior ênfase na austeridade pessoal -- juntamente com um novo conjunto de leis anticorrupção - está acabando com a demanda por presentes de luxo no país e esses produtores estão voltando os olhos para os EUA, onde aparentemente a população não se cansa dos destilados marrons: foram vendidas 4,7 milhões de caixas de conhaque nos EUA em 2015 e esse número deverá chegar a 5 milhões neste ano. Algumas garrafas podem ser caras (a Tesseron vende uma por US$ 1.200), mas não deixe que isso seja um impedimento para um presente não tão insanamente caro -- um pouco de austeridade com certeza vai bem.

Château de Montifaud VSOP

Este conhaque leve e dourado é feito com uvas cultivadas na fazenda do castelo, localizada na Petite Champagne, uma das seis sub-regiões (ou crus) de Cognac. Você sabia que existe apenas uma dúzia de empresas que cultivam e também produzem a bebida no mundo? Provavelmente não, então agora você tem uma excelente informação para contar em um coquetel.

Delamain Vesper XO

Conhaque para quem é amante de uísque escocês: seus aromas de couro, cogumelos e baunilha parecerão familiares para qualquer pessoa que tenha um fraco pelo Macallan.

Hine Antique XO

As mais de 40 eaux de vie presentes nesse conhaque são da Grande Champagne, o cru mais altamente considerado, e cada uma delas é envelhecida pelo menos 20 anos antes da mistura.

Martell Blue Swift VSOP

A Martell, produtora de conhaques mais antiga do mundo, está aprendendo novos truques. Entre eles está o acabamento de seu lançamento mais recente em barris de bourbon, o que adiciona aromas de baunilha e coco a um perfil tipicamente frutado.

Tesseron XO Passion

VSOP? Por favor -- a Tesseron não se dá ao trabalho de vender nada mais jovem que um XO. Este em particular é um blend de 30 eaux de vie que resulta em um destilado apimentado, floral.

O que é um conhaque, exatamente?

Resposta curta: é um brandy feito na região de Cognac, na França.

E o que é um brandy?

É um destilado cor de âmbar produzido a partir da mistura de vinhos eaux de vie destilados de uvas e envelhecidos durante pelo menos dois anos. Todo conhaque é um brandy, mas nem todo brandy é um conhaque.

O que as letras dos rótulos significam?

VS (very special): envelhecido em barris durante no mínimo dois anos. Tende a ser mais leve e menos complexo.

VSOP (very superior old pale): envelhecido durante no mínimo quatro anos. Como resultado, é mais escuro e concentrado.

XO (extra old): antes de 2016, esse conhaque era envelhecido durante no mínimo seis anos; agora, o tempo é de no mínimo 10 anos. Também conhecidos como conhaques Napoleão, são os mais sofisticados e complexos que existem.

Título em inglês: Beyond Hennessy: Get Fancy With These Five Cognacs

Para entrar em contato com o repórter: Jim Clarke New York, jimclarke.newyork@gmail.com, Para entrar em contato com os editores responsáveis: Daniela Milanese dmilanese@bloomberg.net, Patricia Xavier

©2016 Bloomberg L.P.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos