Bolsas

Câmbio

Sony revela novos jogos e controle para smartphones

Yuji Nakamura

(Bloomberg) -- A Sony está intensificando os esforços para ganhar presença no segmento de jogos em aparelhos móveis.

Nesta quarta-feira, a Sony anunciou 11 novos títulos para dispositivos móveis e revelou o Project Field, um aparelho leve do tamanho de uma tábua de cozinha que se conecta a objetos do mundo real para que possam ser usados para controlar jogos em smartphones e tablets.

"Acreditamos que esta será uma plataforma totalmente nova que possibilitará um estilo de jogo inexistente até então", disse Kazuyuki Sakamoto, que desenvolve o Project Field na Sony, em entrevista coletiva, em Tóquio, para anunciar o novo aparelho. "Para resumir o conceito em poucas palavras, queremos adicionar uma pimenta digital à experiência de tocar um objeto analógico."

O aparelho pode ler sinais de chips eletrônicos embutidos em objetos como cartas ou até bonecos para detectar as ações do usuário e depois retransmitir os comandos para smartphones e tablets por meio de conexão sem fio Bluetooth. Sakamoto disse estar "aberto" à possibilidade de conectar o controle a outros aparelhos além de telefones, como consoles de PlayStation ou TVs.

A Nintendo lançou em 2014 um conceito similar chamado Amiibo, que permite que os jogadores utilizem personagens de plástico para interagir com os jogos de seu console Wii U.

A Sony formará parcerias com produtoras como LEVEL-5 e Bandai Namco Holdings para lançar títulos que utilizem o novo hardware. O único jogo anunciado na quarta-feira foi o Yokai Watch, um título de luta de fantasmas popular nos sistemas de videogames portáteis da Nintendo.

Sakamoto não revelou quando o Project Field será lançado, dizendo que isso ocorrerá quando os jogos para o aparelho estiverem prontos. Ele preferiu não falar sobre preço, mas disse querer que o novo hardware seja acessível para pais e avós.

Alguns analistas duvidam das chances do produto.

"Os usuários de dispositivos móveis não querem gastar dinheiro e depois carregar com eles um acessório extra apenas para jogar", disse Serkan Toto, fundador da consultoria Kantan Games, com sede em Tóquio. "Por isso, acho que o conceito da Sony é legal, mas não é compatível com o público geral."

Em separado, a Sony anunciou que seu estúdio recém-criado, o ForwardWorks, trabalhará com produtoras como a Gree para relançar jogos clássicos do PlayStation como conteúdo novo para smartphones. O primeiro título, baseado na série Hot Shots Golf, será lançado no Japão nesta primavera (Hemisfério Norte). A data de lançamento internacional não foi revelada e a empresa preferiu não discutir como o jogo gerará receita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos