Mercedes-Benz deve superar BMW e liderar venda de carros de luxo

Elisabeth Behrmann

(Bloomberg) -- A Mercedes-Benz construiu uma liderança praticamente insuperável sobre a concorrente BMW na corrida pelo título de maior marca de carros de luxo do mundo e esse ritmo de vendas parece destinado a continuar pelo menos até 2018.

A demanda crescente por SUVs como o GLC ajudou a ampliar as vendas da Mercedes em 12 por cento no período de 11 meses até novembro, mais do que o dobro do ritmo de crescimento da marca BMW. Isso deixou a Mercedes mais de 69.100 carros à frente da BMW no período, tornando praticamente certa a reconquista da coroa de vendas neste ano.

Relegando a antes dominante BMW ao segundo lugar pela primeira vez em mais de uma década, a Mercedes provavelmente sustentará seu ritmo forte de vendas em 2017 graças a uma nova versão do sedã Classe E lançado em março passado. A BMW ficará atrasada pela mudança no Série 5 remodelado, que compete com o Classe E, enquanto o novo SUV X3 sairá tarde demais no ano que vem para conseguir muito impacto sobre os números do ano, disse o analista do Commerzbank, Sascha Gommel.

A Mercedes, que é de propriedade da Daimler, fabricante com sede em Stuttgart, Alemanha, perdeu sua liderança mundial em vendas de carros de luxo para a BMW em 2005 e depois ficou atrás da Audi, a marca premium da Volkswagen. O CEO da Daimler, Dieter Zetsche, está cumprindo mais cedo a promessa que fez há cinco anos de recuperar o primeiro lugar até o fim da década após adicionar SUVs totalmente novos à linha da marca e reformular o visual sério de seus principais sedãs.

O crescimento da Mercedes continuará em 2018 porque o SUV GLX está vendendo bem e porque o sedã Classe C continuará forte em comparação com o BMW Série 3, um modelo mais antigo, segundo Ian Fletcher, analista da empresa de pesquisa IHS Automotive.

As vendas da Audi no período de 11 meses subiram 4,2 por cento e a marca ficou atrás da Mercedes em mais de 179.700 veículos, segundo números divulgados na segunda-feira. A IHS prevê que a Mercedes manterá a liderança sobre a BMW por mais de 110.000 carros no ano que vem e por quase 68.000 veículos em 2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos