Bolsas

Câmbio

Carro de gerente de hedge fund indica grau de propensão ao risco

Dani Burger

(Bloomberg) -- Talvez David Einhorn soubesse de algo quando comprou seu Honda Odyssey.

O carro que um gerente de hedge fund dirige diz algo sobre sua capacidade para a tomada de risco -- e sobre sua capacidade de gerar retornos superiores aos do mercado. Os donos de minivans, em particular, administram fundos que tendem a assumir muito menos risco e a exibir uma volatilidade mais baixa do que os gestores que possuem carros esportivos, segundo um novo estudo dos acadêmicos Yan Lu, Sugata Ray e Melvyn Teo.

Os pesquisadores afirmam que a posse de um carro pode ser um bom indicador de uma característica que eles chamam de "busca de sensações", que tem sido ligada ao abuso de substâncias e a crimes -- comportamento pouco reconfortante quando diz respeito à gestão de recursos. Eles descobriram que a propensão maior pela tomada de risco se dá "sem ser compensada com retornos maiores".

Em um exemplo, os retornos ajustados ao risco tiveram redução de mais de 21 por cento para os proprietários de carros esportivos na comparação com o fundo médio. Dito de outra forma, o hedge fund médio comandado pelo dono de um carro esportivo é mais de 16 por cento mais volátil do que os dos gerentes que dirigem carros mais "práticos".

Os resultados se mantêm quando controlados por outros fatores, como idade ou restrições de ações, disseram os pesquisadores. Além disso, o significado das preferências dos gerentes para os carros vai além do simples desempenho do fundo. É também um prenúncio de resultados mais terríveis.

"Os donos de carros de desempenho têm maior probabilidade de encerrar seus fundos, de se envolver em comportamento fraudulento, de acumular ações de fora dos índices, de exibir R-quadrados mais baixos com respeito a fatores sistemáticos e de sucumbir ao excesso de confiança", escreveu o trio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos