Bolsas

Câmbio

Startup projetará PIB com imagens de satélite de luzes noturnas

Gareth Allan e Komaki Ito

(Bloomberg) -- A Nowcast, uma startup japonesa de pesquisa financeira e tecnologia, desenvolveu um produto que estima o crescimento econômico em tempo real usando imagens de satélites das luzes noturnas.

Baseada em algoritmos que examinam mudanças na intensidade da iluminação, além de uma série de estatísticas publicadas, como produção industrial e comércio, a empresa com sede em Tóquio é capaz de prever mudanças no produto interno bruto com precisão, disse o CEO Ryota Hayashi em entrevista.

A Nowcast, que já oferece dados de inflação em tempo real, pretende começar a publicar as projeções para economias como Japão, EUA, China, Índia e Taiwan quando o produto for lançado, em fevereiro, segundo Hayashi. A empresa de tecnologia financeira busca vender o serviço a investidores que dependem dos números oficiais do PIB, que são lançados semanas depois do fim de cada trimestre.

"Usar fatores de três meses nos modelos é algo que está longe de ser o ideal", disse Hayashi, 31. "Os investidores realmente necessitam desse tipo de produto. É importante obter a informação rapidamente."

Os testes realizados no Japão mostraram que o produto é mais preciso do que as pesquisas com economistas compiladas seis semanas antes do lançamento das estatísticas de crescimento, segundo Hayashi.

Dados de satélite

Embora outras startups tenham começado a usar satélites para examinar informações que vão desde os movimentos de trânsito até os rendimentos das colheitas, Hayashi afirma que a Nowcast é a primeira a vender um produto que realiza projeções de PIB usando luzes noturnas.

Essa informação pode ser um indicador útil da atividade econômica, em particular em lugares onde os dados tradicionais são ruins ou não estão disponíveis, concluiu o economista J. Vernon Henderson, da Universidade Brown, e seus colegas em um estudo de 2012.

"Trata-se de um conceito realmente interessante", disse Kenta Tadaide, economista sênior do Instituto de Pesquisa Mizuho. "Provavelmente existam algumas áreas, em particular no setor de serviço, para as quais a empresa pode não conseguir fazer projeção, mas se conseguir nos mostrar indicadores como a utilização de fábricas mais rapidamente do que outros dados já será útil."

O governo do Japão divulga estatísticas do PIB cerca de seis semanas após o fim de cada trimestre e corrige os números um mês depois. O sistema da Nowcast dará a seus assinantes acesso a projeções atualizadas regularmente antes mesmo do fim do trimestre. Em 8 de dezembro, sua estimativa para o trimestre atual era de crescimento de 0,27% da economia japonesa em relação aos três meses anteriores.

Hayashi disse que planeja vender o serviço a cerca de 100 clientes até o fim de 2017 --principalmente investidores institucionais, como fundos de pensão e hedge funds, que utilizam os dados em seus modelos de alocação de ativos. Uma versão beta que realiza estimativas da produção econômica do Japão e dos EUA está sendo usada atualmente por cinco clientes que assinam as projeções existentes de preços ao consumidor da Nowcast, disse Hayashi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos