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Agora você pode usar o melhor café do mundo em sua Nespresso

Nikki Ekstein

(Bloomberg) -- Sabe o que você deveria fazer quando tem em suas mãos os melhores grãos de café do mundo?

Consumi-los o mais rápido possível --recém-moídos para cada xícara. Prepará-los com equipamentos sofisticados que exigem um filtro e um cronômetro e que fazem com que você se sinta um verdadeiro hipster.

Esquentar a água até pouco menos do ponto de ebulição e esperar trinta segundos para não escaldar seu precioso pó. Esperar mais cinco minutos e quinze segundos depois de verter a água (idealmente, em movimentos circulares e rítmicos se você mesmo estiver despejando). Evitar o excesso de cafeína.

Ou... você pode colocá-los em sua máquina Nespresso e apertar um botão.

Esta é a grande ideia por trás da nova cafeteria e empresa de cápsulas de café Coco Safar, concebida por um especialista em imagem de marca na Cidade do Cabo depois que a patente da cápsula Nespresso venceu em 2011.

"A Nespresso tem um dos melhores desempenhos entre as maiores empresas de alimentos do mundo", disse Wilhelm Liebenberg, um dos fundadores da Coco Safar. "Ela gera 69 milhões de rands [US$ 4,9 milhões] por loja na África do Sul --ela é um dos maiores motores do varejo no país". Ele acrescentou então uma afirmação confiante: "Nos próximos 12 meses, posso ver-nos superando-a no nível loja a loja na África do Sul".

Ambicioso? Com certeza. Mas a estratégia dele é simples: rechear as cápsulas de café com a rara distinção Cup of Excellence -- uma espécie de Oscar para os produtores desse grão --e vendê-las em uma cafeteria com um ar atraente, mistura entre Hemingway e Balthazar, onde tudo, dos doces ao café preparado artesanalmente, é feito com a máxima atenção aos detalhes.

"O melhor café continua sendo o que é preparado à mão", admitiu Liebenberg. "Mas quando os clientes veem o nível de execução que temos com o café em geral, eles se tornam abertos às cápsulas."

Oitenta por cento dos clientes que experimentam esse café de cápsula, diz ele, acabam fazendo uma compra -- e chegam a gastar US$ 100 em uma caixa de 24 cápsulas de "café de caractère" brasileiro de origem única.

Nós experimentamos, e ele supera com facilidade o padrão dos cafés Nespresso: cada dose é extremamente suave, com uma acidez de limão e notas de drupa e mel.

Por enquanto, essas cápsulas Cup of Excellence só estão à venda em sua cafeteria. Mas concorrentes estão surgindo.

Até mesmo os especialistas em café mais estabelecidos são adeptos à tendência, inclusive um dos 561 americanos com certificação Q-Grader (eles são uma espécie de sommeliers mestres do mundo do café), que comentou anonimamente porque sua companhia fornece café para a Nespresso.

É completamente possível obter café de primeira com uma máquina doméstica comum, disse ele, desde que cada elo da cadeia de fornecimento --do cultivo à torrefação-- faça sua parte para controlar a qualidade.

O que a Coco Safar está fazendo, explicou ele, é disponibilizar os melhores cafés de primeira linha para os consumidores que dão prioridade à praticidade e à facilidade de acesso.

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