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Uber interrompe programa de carros autônomos na Califórnia

Eric Newcomer

(Bloomberg) -- O Uber tirou seus carros autônomos das ruas de São Francisco depois que o estado da Califórnia revogou os registros dos veículos.

A medida afetou 16 automóveis do Uber, escreveu o Departamento de Veículos Motorizados (DMV, na sigla em inglês) do estado em comunicado enviado por e-mail na quarta-feira. O órgão também emitiu uma carta para a empresa convidando-a a pedir registro para teste de veículos autônomos, afirmando que possui uma equipe dedicada a agilizar o processo. O Uber informou que deixou de usar os carros no estado.

O Uber havia informado na semana passada o início da utilização de veículos autônomos em sua cidade, São Francisco, sem pedir permissão às autoridades. A companhia argumentava que seu comportamento não era diferente do adotado pela Tesla, que produz carros elétricos com um recurso chamado Autopilot.

Quase desde sua criação, em 2009, o Uber entrou em conflito com reguladores em seu estado de origem e em outras partes, normalmente devido às regras aplicadas aos táxis e à mão de obra. No caso dos veículos autônomos, o Uber informou que seus veículos exigem a supervisão de um motorista humano e que, portanto, não deveriam ser qualificados sob as regras de direção autônoma da Califórnia. O procurador-geral do estado ameaçou entrar com ação legal na semana passada caso a empresa continuasse operando os automóveis sem permissão. O Uber sugeriu na quarta-feira que tentaria modificar a regulação futura em vez de dar entrada na papelada.

"Atualmente estamos analisando onde poderemos reempregar esses carros, mas continuamos 100 por cento comprometidos com a Califórnia e redobraremos nossos esforços para desenvolver regras estaduais operacionais", escreveu o Uber em comunicado enviado por e-mail.

O código veicular da Califórnia define um veículo autônomo como uma "tecnologia que tem a capacidade de conduzir um veículo sem controle físico ativo ou monitoramento de um operador humano". O DMV da Califórnia exige que as provedoras de veículos autônomos se registrem no estado, algo que o Google, da Alphabet, a Mercedes-Benz, a Nissan, a Cruise, da General Motors, e a Baidu já fizeram.

As empresas são obrigadas a apresentar relatórios quando os motoristas intercedem ou quando seus carros batem. A Tesla não apresenta nenhum relatório e também acredita que não se enquadra nas exigências válidas para os veículos autônomos.

O Uber continua operando veículos autônomos em Pittsburgh, onde o programa foi iniciado, em setembro. São Francisco foi a segunda cidade onde os clientes do Uber podiam pedir uma corrida em um carro autônomo.

A empresa poderá encontrar autoridades mais amigáveis fora de seu estado de origem. O governador do Arizona, Doug Ducey, escreveu no Twitter: "a Califórnia pode não querer vocês, mas o Arizona quer!"

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