Bolsas

Câmbio

Discursos de Modi inspiram memes e jogos com bebida na Índia

Jeanette Rodrigues

(Bloomberg) -- O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que é abstêmio, quase provocou uma bebedeira na véspera do Ano-Novo nas cidades do país.

À medida que seu discurso programado se aproximava, pubs anunciaram jogos com bebidas alcoólicas inspirados em Modi e os indianos buscaram consolo no humor das redes sociais. Na última vez que Modi se dirigiu à população, no dia 8 de novembro, ele anulou 86 por cento das cédulas em circulação e provocou o caos em um país onde quase todas as compras são feitas em dinheiro vivo.

Modi tinha comparado a medida a um remédio amargo para ajudar a curar a evasão fiscal e a corrupção. Muitos tiveram uma visão diferente.

"Venha beber um drinque por nossa conta", anunciou no Facebook a rede de pubs Social, que tem 15 filiais espalhadas pelo país. "Se vamos cair, cairemos juntos."

'Mitron'

Social ofereceu uma pinta de cerveja ou uma dose de bebida alcoólica por 31 rúpias (US$ 0,50) cada vez que Modi disse "mitron", que significa "amigos" em híndi. O valor contrasta com as 85 rúpias que o pub costuma cobrar de seus clientes por uma pinta de cerveja Kingfisher. A empresa de carteira móvel Mobikwik -- financiada pela Sequoia Capital -- prometeu a usuários sortudos um reembolso de 100 por cento.

Mitron apareceu no dicionário virtual Urban Dictionary pouco depois do fatídico pronunciamento de Modi no dia 8 de novembro, quando ele salpicou a palavra em seu discurso ao anunciar a proibição de cédulas de valor alto. Agora, o termo descreve "um grande grupo de pessoas inocentes prestes a sofrer um golpe que demorará um longo tempo para sarar".

Quando deu 19h30 no último dia de 2016, os indianos se amontoaram na frente dos aparelhos de TV.

Beber ou rezar

Cerca de 80% dos indianos entre 15 e 29 anos demonstram pelo menos algum interesse em política, a décima proporção mais alta entre cerca de 40 países investigados no relatório Panorama da Sociedade de 2016, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Contudo, a Índia ficou entre os cinco países que menos consomem bebidas alcoólicas no planeta, porque beber é considerado um tabu que deve se limitar aos eventos sociais.

"Provavelmente a primeira vez em que, em um 31 de dez., as pessoas vão estar bebendo menos e rezando mais", tuitou @MrTippler. "Mitron, voltem pra casa, vocês estão bêbados."

A retirada das cédulas foi imediatamente ridicularizada por cidadãos enfurecidos por terem que fazer filas nos caixas eletrônicos durante horas para retirar seu próprio dinheiro, ação dificultada pelas reviravoltas quase diárias na regulamentação.

Nos 45 minutos de seu pronunciamento, Modi ofereceu crédito mais fácil e barato para agricultores e pequenos empresários, além de 6.000 rúpias em dinheiro para grávidas. Ele defendeu a restrição monetária e prometeu tomar medidas severas contra a corrupção.

No entanto, ele não explicou as medidas para combater a corrupção e não correspondeu à expectativa de que ele daria detalhes sobre a quantidade de dinheiro não declarado que foi exposta por sua medida. As autoridades também mantiveram limites rigorosos sobre a extração de dinheiro e Modi não forneceu uma nova data para o alívio da crise de liquidez.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos