Após invadir celulares, publicidade chegará a seu para-brisa
(Bloomberg) -- O próximo passo da publicidade digital poderá ser o para-brisa de seu carro.
Fabricantes de veículos, empresas de tecnologia e fabricantes de vidro estão se juntando para transformar a tela que adorna a parte frontal de um iPhone no para-brisa de um carro -- capaz de exibir propagandas, orientações e informações sobre o veículo para a pessoa que está ao volante.
O surgimento de carros conectados está criando um novo campo para a batalha das vendas, e usar o para-brisa de um carro poderia ser o próximo meio de apresentar mais produtos e serviços aos consumidores. A McKinsey & Co. estima que os serviços móveis e de dados em carros vão gerar US$ 1,5 trilhão por volta de 2030. Pelo menos parte desse valor será gasto com a projeção de informações diante dos olhos de motoristas e passageiros.
"Quando você pensa em uma pessoa dirigindo e em quais são suas necessidades em uma viagem comum, elas se resumem a combustível, comida e paradas para descansar", disse John Butler, analista da Bloomberg Intelligence. "Dominar o espaço interno do carro é fundamental, é lá onde se ganha dinheiro. O verdadeiro valor está contido na oportunidade publicitária."
Um para-brisa inteligente poderia funcionar assim: um motorista que está prestes a ficar sem combustível vê um alerta que informa a situação e se oferece para encontrar um posto nas redondezas. O assistente virtual do carro oferecerá uma ou duas opções, também no para-brisa, com instruções sobre como chegar a um posto onde o motorista poderá ganhar uma xícara de café --uma propaganda posicionada pela empresa de combustível que combina com os padrões de consumo do motorista, que também são do conhecimento de seu carro inteligente.
A Panasonic fez uma demonstração na CES, a feira de tecnologia de consumo realizada em Las Vegas na semana passada, da tecnologia que possibilita que um motorista faça um pedido de comida rápida e pague através de uma tela de alertas antes de sair da estrada para buscá-lo.
A combinação entre ofertas desse tipo e outros serviços por assinatura conectados poderia gerar centenas de dólares em receita recorrente adicional por carro a cada ano, de acordo com Tom Gebhardt, diretor da unidade automotiva da Panasonic na América do Norte.
"Quando você começa a fazer pagamentos no veículo, você precisa garantir esses pagamentos de algum modo, então estamos combinando o reconhecimento facial com seu cartão de crédito", disse ele. "Estamos realmente investindo em uma solução integrada, fusionando o sistema de informação e entretenimento, o painel de instrumentos e a tela de alertas."
A transformação do para-brisa de um carro em um outdoor faz parte de iniciativas mais abrangentes que estão sendo tomadas por fabricantes de carros e empresas de tecnologia com o objetivo de transformar veículos em aparelhos conectados. Diversas companhias anunciaram durante a CES na semana passada acordos e parcerias que utilizam software, tecnologia digital de voz e computação na nuvem para lidar com tudo, de programar automaticamente uma manutenção a pedir uma pizza para buscar, enquanto a pessoa dirige
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