IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Especialista ensina como usar um perfume forte

Troy Patterson

14/02/2017 14h21

(Bloomberg) -- O que uma motocicleta Ducati Monster tem a ver com exalar cheiro de homem? Nada, mas ao mesmo tempo tudo. Escute o que eu tenho a dizer sobre isso.

Em uma tarde em Manhattan, há não muito tempo, em um espaço de eventos no lado ocidental de Midtown, a Ralph Lauren deu uma festa para lançar seu novo perfume masculino, Polo Red Extreme. A fragrância, que chegará ao mercado em março, é um "flanker", como dizem no segmento global de perfumes, de US$ 40 bilhões. Isso significa que se trata de uma variação armada para fortalecer a presença da marca nas prateleiras. Ela ficará ao lado da versão original Polo Red (cítrica, apresentada como uma "fragrância energizante"), de 2013, e do Polo Red Intense (que supostamente "desperta o lado aventureiro que todos os homens têm"), de 2015.

O Polo Red Extreme é oferecido para um homem que "força ao máximo os limites e adora sensações extremas" ? ou que pelo menos tem talento para se imaginar nesse papel. Ele foi criado pelo perfumista Olivier Gillotin. Um "nariz" respeitado, Gillotin criou perfumes masculinos e unissex comercializados por Dior e Tom Ford que estão entre os preferidos dos consumidores, além de pacotes vendidos em farmácia com a marca de celebridades, como Wonderstruck, de Taylor Swift, Heat, de Beyoncé, e White Diamonds, de Elizabeth Taylor. Seu olfato é tão afiado que ele pretendia que a nota média do Polo Red Extreme não fosse apenas café, mas "café colombiano torrado no estilo italiano... amargo e doce ao mesmo tempo".

Isso explica a Ducati vermelho-cereja que funciona como moldura para as selfies de 320 convidados, alguns deles "influenciadores extremos" ? lutadores profissionais de boxe, jogadores do New York Giants e pessoas extremamente fotogênicas que são extremamente influentes na arena dos esportes extremos. Elas bebericavam drinques emblemáticos ? um spritzer de laranja-de-sangue e um coquetel de café preto ? que homenageavam, respectivamente, a principal nota do Polo Red Extreme (seu leve aroma inicial a laranja-de-sangue) e suas notas intermediárias (a essência de café preto, mais duradoura, que vem depois da laranja).

Mas, antes de cair em tentação, continue lendo para aprender com um especialista informações essenciais para escolher e usar um perfume.

Experimente mais de um

Não é necessário se casar com o primeiro, aconselha Gillotin. "É importante dizer que somente experimentar o cheiro do provador é bobagem", então teste diretamente em sua pele. "Um perfume reage de formas diferentes em cada pele", continuou ele. E é necessário esperar que ele se assente, então evite julgamentos precipitados. "Alguns perfumes podem não ser interessantes para alguém nos primeiros dois ou três minutos, mas maravilhosos depois."

Use com moderação

A única regra indiscutível é não usar em demasia. "Essa pergunta é complexa", admite Gillotin. "Mas lembre a seus leitores que as pessoas sentem o cheiro de seu perfume mais do que você mesmo."

Por que ter três

Gillotin sugere que um cavalheiro sofisticado tem no mínimo três perfumes: um fresco e discreto para a manhã e para a academia, algo da família do fougère, de ervas e condimentado, para um estado de ânimo mais afirmativo, e algo com "uma característica muito forte", como sua mais recente criação: "É para ser usado quando você quer ser notado."