Bolsas

Câmbio

Mercado dos EUA encolhe e Lindt não atinge estimativa de lucro

Corinne Gretler

(Bloomberg) -- A Lindt & Spruengli divulgou lucro para o ano cheio ligeiramente abaixo das estimativas dos analistas em um momento de encolhimento do mercado dos EUA e depois que a maior fabricante de chocolate premium do mundo reformulou o portfólio da empresa Russell Stover para torná-lo menos sazonal.

O lucro operacional subiu 8,4 por cento, para 562,5 milhões de francos (US$ 556 milhões), informou a empresa com sede em Kilchberg, Suíça, em comunicado, na terça-feira. Os analistas esperavam 565,3 milhões de francos.

A fabricante das bolinhas de chocolate Lindor deu sequência no ano passado à limpeza do portfólio da Russell Stover, de mais de 2.000 produtos, e ofereceu menos promoções de preço para a marca. O mercado americano de chocolates caiu 2 por cento em volume e permaneceu estagnado em valor pela primeira vez em cerca de 20 anos, segundo o CEO Dieter Weisskopf.

"O sentimento do consumidor não foi exatamente ótimo nos EUA", disse o CEO, em entrevista coletiva, em Zurique. "A boa notícia é que o segmento premium cresceu novamente nos EUA. O fenômeno de valorização ainda está crescendo."

As fabricantes de chocolate lidam com a desaceleração das vendas nos EUA em um momento em que os americanos cada vez mais dão as costas para o açúcar. No início do mês, a Hershey anunciou planos de cortar 15 por cento de sua força de trabalho. A Lindt está ajustando o portfólio da Russell Stover e vai lançar menos produtos sazonais e também itens reformulados livres de açúcar neste ano.

A empresa disse esperar um crescimento orgânico das receitas em 2017 similar ao aumento de 6 por cento do ano passado, além de uma melhora maior da margem operacional. A Lindt tem uma meta de crescimento anual de 6 por cento a 8 por cento das vendas orgânicas a longo prazo, com aumento de 20 a 40 pontos-base em sua margem de lucro operacional.

A Lindt informou que está elevando seu dividendo em 10 por cento, para 880 francos por ação registrada. A ação apresentava pouco mudança, a 65.480 francos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos