IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Animação iraniana retrata batalha com Exército dos EUA no Golfo

Ladane Nasseri

13/03/2017 17h02

(Bloomberg) -- Os cinemas de Teerã começaram a exibir um longa-metragem de animação que retrata uma batalha entre forças do Irã e dos EUA no Golfo Pérsico em meio a crescentes tensões entre os dois antigos inimigos.

O desenho "Batalha do Golfo Pérsico II" imagina a reação do Irã a um ataque dos EUA, disse o diretor, Farhad Azima, por telefone, nesta segunda-feira. A animação de 88 minutos, exibida há duas semanas na cidade sagrada de Mashhad, mostra a ampla variedade de "armas e táticas militares do Irã", disse ele.

A produção começou antes do acordo de 2015 que cancelou uma série de sanções econômicas aplicadas ao Irã em troca da limitação de suas atividades nucleares. O lançamento, contudo, ocorre em meio à piora das relações entre os dois países após a eleição do presidente Donald Trump nos EUA, que disse que daria uma "advertência" à república islâmica após a realização de um teste com mísseis em fevereiro.

Azima disse que uma das principais figuras retratadas na animação é inspirada no general Qassem Soleimani, comandante das forças Quds, uma unidade de elite que opera no exterior e dá respaldo a movimentos militantes regionais como o Hezbollah, no Líbano.

"Isso é o Irã, um lugar que para gente como vocês significa o fim do mundo", diz o personagem do comandante às forças inimigas no trailer da animação divulgado on-line. Se vocês atacarem o Irã "nós o transformaremos no seu cemitério", diz ele.