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Empresas reduzem conteúdo de sal e açúcar em produtos de consumo

Sam Chambers

13/03/2017 19h22

(Bloomberg) -- Fabricantes mundiais de bens de consumo reduziram em cerca de 20 por cento o conteúdo de ingredientes como açúcar e sal de seus produtos em 2016 porque os consumidores estão comprando marcas mais saudáveis.

Uma pesquisa com 102 empresas, entre elas a Nestlé e a Procter & Gamble, concluiu que 180.000 produtos foram reformulados em 2016, segundo um relatório do Consumer Goods Forum. A cifra foi cerca do dobro da do ano anterior.

"As grandes empresas de consumo estão reagindo às pressões da concorrência", disse Peter Freedman, diretor administrativo da associação do setor, em entrevista por telefone. "O crescimento da indústria vem de startups pequenas com portfólios de produtos com uma abordagem mais saudável."

Os maiores produtores estão perdendo participação para marcas menores e localizadas que estão capitalizando a preferência cada vez maior do comprador por produtos mais saudáveis e mais sustentáveis. O crescimento orgânico das empresas globais de consumo caiu para menos de 3 por cento nos últimos três anos, segundo analistas do Credit Suisse. A oferta de US$ 143 bilhões da Kraft Heinz para comprar a Unilever ressaltou a pressão sobre as empresas para reverter o mal-estar do setor.

Além da mudança no gosto do consumidor, soma-se o fato de os governos estarem combatendo os produtos que fazem mal à saúde. Em março, o Reino Unido imitou o México e criou um imposto para bebidas açucaradas na tentativa de reduzir a obesidade. No ano passado, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) anunciou que as empresas teriam que ter rótulos com informações mais detalhadas sobre o conteúdo de açúcar dos produtos.

Menos sal

Depois de não conseguir cumprir as metas internas, a Nestlé disse que encontrou uma maneira de reduzir em até 40 por cento a quantidade de açúcar no chocolate e que diminuirá em 10 por cento a quantidade de açúcar no chocolate e nos doces vendidos pela empresa no Reino Unido e na Irlanda no ano que vem. A Mars disse que 99 por cento de seus produtos agora contêm menos de 250 calorias por porção.

"As forças do mercado estão empurrando as coisas para o caminho certo e mais mudanças virão", disse Freedman. "Os produtos terão menos sal, menos açúcar e menos calorias."

O Consumer Goods Forum é uma associação do setor composta por cerca de 400 varejistas, fabricantes e fornecedores de serviços ao consumidor.