Bolsas

Câmbio

Após sanitários tecnológicos, banheiras entram na mira da Toto

Kazunori Takada e Grace Huang

  • Issei Kato/Reuters

(Bloomberg) -- Após transformar profundamente os vasos sanitários com aquecedores de assentos, purificadores de ar e sprays de água estrategicamente posicionados com sua linha premium Washlet, a Toto agora quer revolucionar as banheiras.

A companhia revelou nesta terça-feira (14) sua Flotation Tub (banheira de flutuação) com forma de berço cujo objetivo é produzir o "relaxamento absoluto" ao induzir um estado semelhante ao transe. Essa banheira de alta tecnologia foi inspirada pela terapia de flutuação, que busca ondas cerebrais de baixa frequência, e foi apresentada em uma exposição do setor em Frankfurt.

Projeta-se que a Flotation Tub, ainda sem preço definido, chegue ao mercado em abril. Ela estará destinada principalmente a consumidores estrangeiros de alta renda na Europa, nos EUA, no Oriente Médio e na China, algo inédito para a companhia japonesa que fará seu centésimo aniversário neste ano.

"Até o momento, nossa mentalidade era descobrir modos de vender aos mercados externos produtos que haviam sido criados para o Japão. Mas agora estamos tentando desenvolver produtos destinados aos mercados externos", disse o presidente da Toto, Madoka Kitamura, em uma entrevista, em Tóquio, no dia 7 de março.

Vasos aquecidos

A Toto, fundada em 1917 na cidade de Kita Kyushu, região sul do país, se dispôs a apresentar vasos sanitários de estilo ocidental ao Japão em uma época em que os sanitários que se usa de cócoras eram comuns. Os dados mais recentes, de 2012, mostram que a empresa controla 54% do mercado de vasos com assento aquecido no Japão, e a concorrente mais jovem Lixil Group detém 24%, de acordo com a empresa de pesquisa do setor Japan Journal of Remodeling.

A linha Washlet, lançada em 1980, atualmente conquista adeptos na Ásia, especialmente entre os chineses, que consideram que este é um dos itens mais populares para levar para casa depois de uma viagem ao Japão.

Estímulo cerebral

A Flotation Tub foi criada para colocar o banhista em um estado de baixa frequência cerebral parecido com o vivenciado durante o sono, disse Kitamura.

"Perguntamos a nossos pesquisadores: 'Quando suas ideias surgem?'. E muitos deles responderam que elas surgem durante banhos de banheira", de acordo com Haruo Tsutsui, gerente de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Toto. "Acreditamos que o relaxamento estimula o cérebro e possibilita que as ideias surjam."

Tsutsui disse que sua equipe, que inclui alguns integrantes com diplomas em estudos relativos à saúde, realizou mais de cem testes para identificar o equilíbrio perfeito entre flutuar e estar deitado.

Ao contrário da maioria das banheiras japonesas, que têm um formato retangular, a Flotation Tub é arredondada. Ela vem com um travesseiro ajustável que possibilita que o banhista se deite com as pernas esticadas e com recursos de hidromassagem para ajudar a relaxar.

Diante da redução populacional de seu país, Kitamura disse que a Toto pretende elevar suas vendas no exterior, dos atuais 22% para 50%, mas ele preferiu não especificar um período de tempo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos