IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Truques para sobreviver a voo de 20 horas sem laptop e tablet

Nikki Ekstein

22/03/2017 13h50

(Bloomberg) -- Na noite de segunda-feira, os passageiros que viajavam para os EUA saindo de oito países de maioria muçulmana começaram a ser avisados de que precisariam acomodar todos os eletrônicos maiores que celulares na bagagem a ser despachada; ou seja, nada de laptops, tablets e câmeras no voo (entre outras coisas). Na terça-feira, o Reino Unido seguiu o exemplo com uma política similar (embora mais flexível).

Entre os passageiros com proibição de levar aparelhos a bordo estão aqueles com voo direto para os EUA saindo de Abu Dhabi, Dubai, Amã, na Jordânia, Cairo, Casablanca, no Marrocos, Doha, Cidade do Kuwait, Istambul e centros aéreos da Arábia Saudita.

As empresas aéreas afetadas? Egypt Air, Emirates Airline, Etihad Airways, Kuwait Airways, Qatar Airways, Royal Air Maroc, Royal Jordanian Airlines, Saudi Arabian Airlines e Turkish Airlines.

Considerando que um grande grupo de passageiros que viaja de avião entre a Costa Leste dos EUA e a Ásia faz conexão em Dubai ou Abu Dhabi -- uma cortesia das poderosas aéreas do Golfo Emirates e Etihad, respectivamente --, a proibição tem implicações extremas. Visitantes estrangeiros e cidadãos norte-americanos verão suas opções de entretenimento e sua produtividade a bordo serem reduzidas (desculpe, chefe). Como muitos passageiros de classe executiva ou de primeira classe esperam poder trabalhar nesses voos, que podem variar de 8 a 16 horas, a proibição pode ser uma ameaça para os resultados das aéreas se os viajantes procurarem conexões na Europa quando viajarem pela região (há quem especule que se trata de uma iniciativa para impulsionar as concorrentes americanas).

Contudo, é provável que poucos clientes leais abandonem as suntuosas empresas aéreas do Golfo; Etihad, Emirates e Qatar Airways contam com sistemas de entretenimento de bordo de primeira categoria, com até 2.500 canais que incluem uma infinidade de seriados de TV, filmes recentemente nomeados ou vencedores do Oscar e streaming de esportes e notícias ao vivo. A Emirates permite até que você se conecte ao sistema de Wi-Fi de bordo na tela instalada na traseira do assento à sua frente; o controle remoto da TV tem um teclado completo na parte de trás para que você possa gerenciar seus e-mails facilmente. Na classe executiva de uma aeronave A380, os passageiros também podem visitar um bar completo na parte traseira do deck superior (que em breve se tornará um grande ponto de networking!).

As aéreas menores serão mais afetadas. Por exemplo, como um voo sem escala da Royal Air Maroc, sem regalias nem aparelhos eletrônicos, vai competir com uma rota de conexão um pouco mais longa da luxuosa Air France, que permite laptops? Resposta fácil: não vai competir.

Se você é um passageiro que precisa trabalhar durante essas longas horas -- ou simplesmente quer manter o controle sobre seu próprio entretenimento --, veja as opções.

Truques de produtividade para passageiros sem laptop

Opção analógica: compre um bom bloco de notas -- um conjunto de papel e caneta para guardar notas, recados e rabiscos enquanto você estiver nas nuvens. A Moleskine e a Montblanc oferecem boas opções.

Opção digital: Se você está acostumado a digitar em um iPad ou no teclado de um laptop, compre um teclado universal flexível que pode ser usado com seu telefone.

Entretenimento em tela pequena (e sem tela)

Opção analógica: lembra da sensação tátil que você costumava ter ao folhear um grande romance, de sentir o papel nos dedos enquanto o peso do livro mudava da mão esquerda para a direita? Isso ainda existe.

Opção digital: quantos artigos você salvou ultimamente no Facebook para referência futura ou deixou aberto em uma aba no trabalho? Comece a usar aplicativos como Instapaper ou Pocket, que te permitem colocar as leituras em dia off-line, e transfira todo esse belo conteúdo.