IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rolls-Royce Black Badge, uma edição rara boa para investir

Hannah Elliott

28/03/2017 14h24

(Bloomberg) -- A US$ 362.700, o Rolls-Royce Wraith Black Badge custa US$ 47.000 a mais que o Rolls-Royce Wraith padrão. O que é um adicional bastante grande por um modelo praticamente igual.

O que se obtém com o aumento de 13 por cento no preço é um cromado superbrilhante (muito mesmo) e um desempenho superior. Além disso, você consegue algo bastante conhecido pelos fãs da marca, mas que, a um ritmo de produção de 150 carros por ano, é muito difícil de conseguir.

Assim como o incrível Lamborghini Huracán Spyder RWD I, esse modelo chama a atenção e tem um fator X especial que o transforma em um investimento melhor a longo prazo.

Escuro e belo

O nome "Black Badge" remete a uma linha especial de carros da Rolls-Royce com desempenho superior e equipados com mais refino, com uma estética geral mais escura (existe também um Ghost Black Badge). À primeira vista, esse cupê não parece radicalmente diferente do Wraith convencional. Ambos apresentam um capô preto que parece se estender por um quilômetro na rua à sua frente e um teto que se expande como fumaça a seu redor.

Eles também têm duas portas estilo carruagem, o que ajuda em seus valores como investimento: carros de duas portas geralmente se saem melhor em leilões. Nos últimos 10 anos, todos os Rolls-Royce colecionáveis de duas portas monitorados pela Hagerty Insurance Agency tiveram seu valor ampliado em 60 por cento, enquanto os sedãs quatro portas da Rolls apresentaram aumento de apenas 25 por cento.

Além disso, o Wraith Black Badge é o único que possui um ornamento Espírito do Êxtase cromado preto e grades escurecidas, além de novas rodas de compósito de fibra de carbono preta de 21 polegadas no estilo dos supercarros italianos dos anos 1960; foram necessários quatro anos para desenvolvê-las e a fabricação de cada uma demora uma semana. O carro conta também com fios de fibra de carbono e alumínio entrelaçados em novo tipo de painel, se você escolher essa opção.

O Wraith Black Badge é aquele tipo raro de carro que muitas vezes desliza pela pista chamando muito menos atenção que seu irmão mais padronizado -- até ser notado. É aí que as pessoas percebem sua imponência.

Poderoso e potente

Mas é ao assumir o volante que você começa a perceber as verdadeiras diferenças.

O Wraith Black Badge, de 624 bhp, é tão poderoso quanto o Wraith, mas tem uma caixa de câmbio de oito marchas completamente nova que o torna mais suave ao dirigir.

Este é, de longe, o carro mais poderoso já fabricado pela Rolls. A aceleração de 0 a 60 mph (ou 96 km/h) leva 4,1 segundos (contra 4,4 do Wraith regular); a velocidade máxima de ambos é de 249 quilômetros por hora. Eu dirigi o Wraith original em seu lançamento, em 2014, e elogiei sua direção e seus freios. Mas o novo modelo -- tão silencioso e suave quanto o anterior, em linha reta -- tem uma notável vantagem em qualidade.

Qualquer colecionador sabe que, quando há uma escolha entre modelos similares, o negócio é escolher sempre aquele que oferece algo mais.

É preciso apenas conseguir que caiba no seu orçamento.