IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Canvas levanta fundo de créditos inadimplentes: Fontes

Cristiane Lucchesi e Sonali Basak

31/03/2017 17h10

(Bloomberg) -- A Canvas Capital, uma empresa brasileira de gestão de ativos com participação do Credit Suisse, está levantando um fundo de até US$ 600 milhões para investir em créditos inadimplentes corporativos no Brasil, segundo duas pessoas com conhecimento direto do assunto.

Esse será o quarto fundo de ativos distressed da Canvas e está sendo oferecido majoritariamente a investidores internacionais em Nova York, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque o processo é privado. O Park Hill Group, do PJT, foi contratado para ajudar a Canvas a levantar recursos para o fundo, segundo as pessoas.

O Credit Suisse, dono de uma participação minoritária e sem direito a voto na Canvas, que tem sede em São Paulo, ajudou a criar a firma em 2012 com Antonio Quintella, que anteriormente liderava a região das Américas para o banco com sede em Zurique. Quintella atualmente é CEO da Canvas. A Canvas e o PJT preferiram não comentar sobre o fundo.

O mercado de ativos distressed do Brasil vem se expandindo, impulsionado pela maior investigação de corrupção da história do país envolvendo a Petrobras. O escândalo mergulhou a cadeia de abastecimento da estatal em uma crise de crédito, enquanto a pior recessão da história do Brasil prejudica receitas de empresas por todo o país. Os elevados juros básicos pioram o problema porque aumentam os custos e dificultam o pagamento de dívidas no prazo.

Em 2016, os pedidos de recuperação judicial das corporações subiram 45 por cento, para 1.863, e mais 197 apresentaram pedido neste ano até fevereiro. Os índices de inadimplência entre as empresas subiram para 3,5 por cento dos empréstimos totais em fevereiro, contra 2,79 por cento no ano anterior.