Bolsas

Câmbio

Londres usa copos de café gigantes para reciclar pequenos

Jessica Shankleman

(Bloomberg) -- Londres está instalando cestas amarelas gigantes com formato de copo de café, pensadas para convencer os consumidores a reciclarem até 5 milhões de copos de bebidas quentes por ano que do contrário terminariam em aterros sanitários.

Menos de 1 por cento dos copos entregues por redes como Starbucks e McDonald's são reciclados porque eles possuem um fino revestimento de plástico que torna difícil serem usados para outra coisa, segundo a instituição de caridade britânica Hubbub, que lidera a campanha que começa nesta segunda-feira.

A organização, que tem o apoio de mais de 30 bancos e empresas do distrito financeiro de Londres, incluindo o ING Bank e o Lloyd's of London, está trabalhando para coletar copos de café descartados. Eles serão reciclados pela Simply Cups, uma parceria entre a Closed Loop Environmental Solutions e a Simply Waste Solutions, que criará um material de plástico ou de fibra recuperada.

"Até agora não havia forma consistente e confiável de reciclar copos de café no coração de Londres, por isso a campanha Square Mile Challenge é um grande passo nesse sentido", disse Shirley Rodrigues, vice-prefeita de Londres para meio ambiente e energia, em comunicado enviado por e-mail.

Os escritórios da cidade, incluindo o Leadenhall Building, também conhecido como "The Cheesegrater" (o ralador de queijo), cafeterias e as principais estações de trem da Network Rail instalarão os grandes cestos para coletar copos. A Hubbub estima que mais de 7 milhões de copos de café são descartados por dia.

"É uma quantidade considerável de resíduos que não temos o costume de reciclar, como fazemos com as garrafas", disse Shirine Khoury-Haq, diretora de operações do Lloyd's.

Entre as demais instituições que participam da campanha estão o Bank of Tokyo Mitsubishi, a Axa Investment Management, a Prudential, a Jones Lang LaSalle e a Investec.

Por todo o Reino Unido, um total estimado em 2,5 bilhões de copos descartáveis são usados a cada ano e criam cerca de 25.000 toneladas de lixo, segundo pesquisa da Universidade de Cardiff. Esse lixo, estima a pesquisa, poderia ser reduzido em 50 milhões a 300 milhões de copos se os comerciantes adotassem medidas para incentivar a reutilização.

Um estudo da Universidade de Cardiff para a Bewley's Tea & Coffee, que tem sede em Dublin, indicou que seria possível convencer até um quinto das pessoas a utilizar copos de café reutilizáveis se elas tivessem alternativa, se fossem obrigadas a pagar pelos copos descartáveis e se recebessem mensagens sobre os danos que os copos causam.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos