Universidade de Utah oferece bolsas para jogadores de videogame

Eben Novy-Williams

(Bloomberg) -- A Universidade de Utah se tornará a primeira universidade com esportes de elite a oferecer bolsas de estudo para jogadores de videogame de competição, sendo até o momento a estreante de maior destaque do campo dos esportes eletrônicos universitários.

Com suporte do programa de desenvolvimento de videogames da faculdade de Salt Lake City, a primeira equipe universitária de esportes eletrônicos de Utah jogará o popular League of Legends da Riot Games e competirá na liga universitária da Riot. Serão anunciadas novas equipes para outros jogos neste ano.

Utah é a primeira universidade presente nas cinco conferências atléticas mais ricas dos esportes universitários dos EUA a oferecer bolsas de estudo para jogadores de videogame, uma chamativa aprovação a esse setor de rápido crescimento. "Queremos que outras universidades se juntem a nós", disse A.J. Dimick, que administrará o novo programa de esportes eletrônicos. "Vamos fazer isso juntos."

O financiamento do programa virá diretamente do departamento de Artes de Entretenimento e Engenharia da Universidade de Utah, classificado pela empresa The Princeton Review como o melhor programa de desenvolvimento de videogames do país em 2016. Dimick preferiu não informar o tamanho do investimento inicial.

A estrutura de Utah mostra um possível caminho para outras universidades abordarem os esportes eletrônicos, que utilizam muitas das mesmas estruturas dos esportes tradicionais, mas não têm um espaço natural dentro dos departamentos esportivos. Dimick conta que conversou com a Utah Athletics e que por enquanto a iniciativa da equipe de esporte eletrônico não terá ajuda financeira ou apoio de marketing dos programas esportivos da universidade, de US$ 70 milhões.

Todos os jogadores da equipe de League of Legends da Universidade de Utah receberão bolsas de estudo parciais a princípio, disse Dimick. O plano a longo prazo é expandir para mais jogos e ganhar dinheiro por meio de acordos de marketing e de patrocínio para no futuro oferecer bolsas integrais a 35 jogadores.

Apesar de os esportes eletrônicos universitários ainda estarem engatinhando, cada vez mais universidades estão apoiando seus estudantes gamers. Utah se une a um punhado de universidades -- em sua maioria instituições de menor porte -- que oferecem bolsas para esportes eletrônicos. A Universidade da Califórnia em Irvine construiu recentemente uma arena específica para esportes eletrônicos em seu campus e no início do ano a emissora de televisão da Big Ten Conference, uma conferência esportiva colegial e universitária, começou a transmitir competições entre equipes de clubes de suas escolas-membros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos