Porsche elétrico de Steve McQueen sai por US$ 1,1 milhão
(Bloomberg) -- Três irmãos austríacos renovaram um modelo de corrida Porsche de edição limitada ? guiado pelo ator Steve McQueen no filme "As 24 Horas de Le Mans", de 1971 ? para rodar com eletricidade.
A Kreisel Electric pretende vender o EVEX 910e por US$ 1,1 milhão, segundo e-mail enviado nesta quinta-feira. O carro tem autonomia para 350 quilômetros e vai de zero a 100 quilômetros por hora em 2,5 segundos. O modelo original 910 usado no filme rodava com gasolina.
"Com o primeiro carro eletrônico Kreisel que pode ser comprado, nossa companhia entra em uma nova fase", escreveu no comunicado Markus Kreisel, irmão do meio e diretor-gerente da empresa. "Em contraste com o original histórico da Porsche, este é licenciado para uso em vias públicas."
A partir de uma garagem, os irmãos Johann, Markus e Philipp estão fabricando sistemas de bateria e transmissão para uma nova geração de automóveis, aeronaves e barcos elétricos. Eles se promovem como "Maníacos por E-Mobilidade" em eventos e feiras e convenceram representantes de montadoras estabelecidas a visitá-los em Freistadt, cidade que fica a 200 quilômetros de Viena, para testar suas criações.
Tecnologia de transmissão
O Porsche 910 ficou em sexto lugar no Campeonato Mundial de Carros Esportivos de 1967, uma corrida árdua de 24 horas na cidade que fica a 200 quilômetros de Paris, de acordo com o comunicado. Lee Katzin dirigiu o filme de 1971 sobre a corrida, que foi estrelado por McQueen, falecido em 1980.
A Kreisel informa que está trabalhando com a EVEX Fahrzeugbau, fabricante alemã de automóveis clássicos com sede próxima a Duesseldorf, para produzir o carro. A equipe austríaca desenvolveu novas tecnologias de transmissão e esfriamento. A Kreisel está vendendo a transmissão do veículo separadamente, segundo o comunicado.
A Kreisel Electric despontou no cenário automotivo da Áustria e Alemanha no ano passado, com um Porsche Panamera renovado que superou o badalado Modelo S, da Tesla, em algumas métricas. A empresa austríaca patenteou técnicas de fundição a laser e esfriamento para ter vantagem sobre a Tesla porque o método preserva a potência plena das células de lítio-íon.
Não é a primeira vez que a Kreisel usa um ícone de Hollywood para promover suas criações. Em janeiro, o ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, nascido na Áustria, começou a testar um Mercedes G 350 adaptado para rodar com eletricidade.
Como somente 35 unidades do Porsche 910 original foram construídas, a Kreisel só produzirá "quantidades muito limitadas" do modelo elétrico, de acordo com resposta enviada pelo porta-voz Martin Lettner. A produção começa no ano que vem.
O Porsche 910 original tinha potência máxima de 162 kilowatt-hora, segundo o registro online de especificações automotivas Cargister. O motor no modelo renovado pela Kreisel opera com 360 kilowatt-hora e tem capacidade para 53 kilowatt-hora.
A Kreisel anunciou no ano passado que havia recebido sua primeira encomenda, para entrega de até 2.000 conjuntos elétricos para motor e sistemas de bateria para a VDL na Holanda para instalação em micro-ônibus Mercedes Sprinter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.