Bolsas

Câmbio

É hora de falar da camisa sem colarinho

Troy Patterson

(Bloomberg) -- A camisa gola padre é um tipo de vestimenta que coloca as pessoas umas contra as outras. Mais do que algo para vestir, ela é um batismo de fogo.

Você é do tipo que acha chocante ver uma camisa de botões sem o famoso colarinho? Você acha que o design não ata nem desata e é apenas uma mistura estranha, intencionalmente extravagante para fazer sentido em um contexto suave -- mas descontraído demais para usar com um terno escuro?

Ou você é do tipo que agradece o fato de existirem novas alternativas para o estilo executivo casual de sempre, e que recebe a camisa com gola padre como a irmã mais cosmopolita da camisa henley (com uma fileira de botões na gola)?

O estilo é contraditório desde seus primórdios. No século 19, a camisa gola padre era o padrão, quando a maioria dos colarinhos das camisas era destacável. Mas usá-la em público poderia provocar escândalo.

Ainda hoje, ela pode ser considerada uma relíquia. Essa peça de vestuário está presente em guarda-roupas cheios de coletes de tweed, boinas e outros pertences ocasionalmente ressuscitados por hipsters.

Ultimamente, no entanto, os designers começaram a transformar a camisa gola padre em uma peça parecida com algo vindo de um futuro simplificado -- usada por exemplo por Joaquin Phoenix em Her, terreno de ficção científica no qual as diferenças entre o elegante e o nerd foram apagadas permanentemente.

Mas se você prefere a vibe histórica, prove a "sutil sensação retrô" de uma camisa alongada da Cos. Uma opção mais ousada é uma camisa Oliver Spencer de listras, que invoca uma sensação de nostalgia sem chegar a parecer uma fantasia.

Outros novos designs, como o colarinho em contraste e os botões de madrepérola das peças da Todd Snyder, colocam a camisa em uma direção mais formal. Vivienne Westwood, a pioneira punk que virou sacerdotisa da alta moda, brinca com os códigos de propriedade oferecendo uma opção com colarinho e punhos removíveis.

Talvez você tenha a personalidade certa para usar uma dessas com um terno leve e sapatos loafer sem meias. Se for o caso, vista um modelo com tecido chambray e aproveite o brunch.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos