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Universal e Sony estão de olho em importadora do 'Dragon Ball'

Anousha Sakoui

(Bloomberg) -- Procure na Amazon e você vai entender por que os estúdios de Hollywood estão de olho na Funimation Productions.

O seriado "Dragon Ball Z" de nove temporadas da companhia de anime é vendido por US$ 231, um valor alto no mercado de DVD, que está encolhendo. A coleção completa de "Seinfeld" sai por US$ 55. A Funimation também é a distribuidora nos EUA de filmes como a animação japonesa "Your Name", que já gerou US$ 354 milhões em cinemas do mundo todo desde seu lançamento em abril.

Tanto a Universal, divisão cinematográfica da Comcast, quanto a Sony Pictures consideraram fazer uma oferta pela Funimation, um grande player dos EUA em animação estilo japonês, disseram pessoas próximas à situação. A Universal, que tem um contrato de vários anos para distribuir os DVDs da Funimation, analisou e decidiu não seguir adiante, disse uma das pessoas, que pediu para não ser identificada falando sobre questões internas. A Sony é uma sócia na unidade de streaming da companhia.

Esse interesse ressalta a pressão existente em Hollywood para encontrar materiais novos com uma base de fãs fiéis e potencial para se transformar em uma franquia de muitos bilhões de dólares. A Funimation licencia anime e dubla os produtos em inglês. A companhia tem algo que qualquer estúdio de Hollywood gostaria de ter hoje em dia: negócios crescentes em salas de cinema e vídeo doméstico.

"A Funimation registrou crescimento anual de dois dígitos nos resultados desde 2013, tanto na nossa unidade digital quanto na de itens físicos de coleção, apesar de as tendências do setor para a venda de discos físicos estarem indo na direção oposta", disse Mike DuBoise, diretor operacional da companhia, em uma entrevista.

Foco da diretoria

A Funimation, com sede em Flower Mound, um subúrbio de Dallas, EUA, confirmou em um comunicado que recebeu e analisou o interesse não solicitado de diversas companhias.

"A diretoria da Funimation está mais concentrada no momento em continuar criando experiências atraentes para fãs de anime mediante iniciativas com mídias físicas, tecnologia digital/streaming e cinemas, com metas para continuar crescendo mundialmente e maximizar o valor para os acionistas", informou a companhia.

O imigrante japonês Gen Fukunaga criou a Funimation em 1994 para licenciar, dublar e comercializar anime. A companhia fez sucesso no fim da década de 1990 com "Dragon Ball Z" no Cartoon Network. A empresa mudou de dono algumas vezes e em abril de 2011 foi vendida a um grupo que incluía Fukunaga, atual CEO, e dois investidores do Texas: o bilionário do setor de tecnologia Darwin Deason e John Kuelbs, ex-executivo da Teledyne.

A Funimation gera mais de US$ 100 milhões em vendas anuais, com um crescimento superior a 10 por cento ao ano desde 2013, de acordo com um porta-voz. Como os fãs de anime são colecionadores, a Funimation tem uma crescente unidade de DVDs.

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