Bolsas

Câmbio

Estreante quer mudar leilões de fechamento do pregão nos EUA

Annie Massa

(Bloomberg) -- Faltando minutos para o fechamento de cada pregão, às 16:00, um processo fundamental é realizado no mercado acionário dos EUA. A bolsa que a CBOE Holdings acaba de comprar quer mudar esse funcionamento.

A Bats Global Markets, uma divisão da CBOE, está lançando uma nova maneira de executar boletas durante os leilões diários de fechamento, segundo comunicado distribuído nesta segunda-feira. O plano é captar transações que normalmente seriam concluídas por bolsas pertencentes à NYSE Group ou à Nasdaq Inc. ? as duas principais plataformas primárias usadas pelas empresas e fundos negociados em bolsa, ou ETFs, no país. A Bats garante que seu novo sistema custará menos para quem negocia os papéis.

Os leilões no fim do dia ganharam importância devido à migração para estratégias passivas de investimento. Fundos que acompanham índices costumam agregar as transações da clientela e executá-las nesse período. É bom negócio para NYSE e Nasdaq porque os operadores tendem a executar as boletas nas bolsas nas quais a ação está listada. A Bats tem um número muito menor de empresas listadas e por isso sai perdendo. A intenção é mudar isso com seu novo sistema.

A decisão foi incentivada por corretoras e gestoras e recursos, de acordo com Bryan Harkins, responsável por mercados dos EUA e câmbio da Bats.

"Nada teve tanto apoio generalizado quanto isso", disse Harkins. "As corretoras é que mais arcam com o ônus da falta de concorrência nessa área, mas os investidores que compram os instrumentos também deram apoio."

As ações dos EUA podem ser negociadas em mais de 40 plataformas ao longo do dia ? dentro e fora das bolsas. Mas no fim de cada pregão, geralmente retornam à bolsa original de listagem, onde um leilão calcula sua cotação de fechamento. Um leilão similar acontece antes da abertura dos mercados.

Esses leilões importantíssimos podem ser problemáticos para corretoras. Essas firmas reclamam que as bolsas têm poder monopolista para definir taxas de cobrança como bem entendem em dois momentos cruciais do pregão. O plano da Bats é abalar essa dominância, permitindo que determinadas boletas com horário definido sejam concluídas em sua bolsa BZX a um custo menor.

A Bats não anunciou exatamente o quanto vai cobrar pela função, chamada Bats Market Close. A função só será aplicada a um subconjunto de boletas executadas assim que o preço de fechamento for publicado no fim do dia. Se não houver correspondência para qualquer boleta no novo processo da Bats, a mesma será enviada a sua bolsa de origem.

A expansão dos investimentos de natureza passiva aumentou a importância desses leilões porque o valor dos índices é calculado em cima dos preços de fechamento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos