Bolsas

Câmbio

TripAdvisor recua de recurso de reserva instantânea

Gerrit De Vynck

(Bloomberg) -- A TripAdvisor está desistindo de seu grande esforço estratégico para que os viajantes reservem hotéis diretamente em seu site já que a iniciativa reduziu o crescimento da receita e derrubou a ação para o preço mais baixo desde 2012.

Portal de opiniões sobre hotéis e restaurantes, a TripAdvisor é "cada vez mais independente" em relação a como seus clientes reservam sua hospedagem ? seja diretamente através do site ou através de links para sites de reserva de hotéis ?, disse Adam Medros, vice-presidente sênior de produto na TripAdvisor, em uma entrevista. A empresa mudou seu site para dar menos proeminência ao recurso de reserva instantânea.

Os investidores aprovaram a mudança e as ações da TripAdvisor chegaram a subir 8,6 por cento nesta quarta-feira, para US$ 50,95, devido ao maior ganho intradiário em mais de um ano, embora a empresa tenha informado resultados inferiores às estimativas dos analistas.

Durante anos, a companhia ganhou dinheiro cobrando uma taxa de referência por enviar seus usuários a sites como Expedia. No fim de 2014, porém, começou a buscar que os clientes fizessem a reserva diretamente em seu site, visando a taxas de reserva de maior margem. O esforço continuou apesar da queda na receita e alguns investidores abandonaram as ações da companhia. Nas últimas semanas, a empresa deu uma guinada e mudou seu site para mostrar com mais proeminência as ofertas de outros sites, caso tenham preços melhores.

"Como o recurso de reserva instantânea foi fortemente revertido no site tanto para computadores e quanto para aparelhos móveis, já não consideramos que ele seja uma força contrária significativa", disse Kevin Kopelman, analista da Cowen & Co., em nota aos clientes.

Medros reiterou que o recurso de reserva instantânea continua sendo uma parte importante na estratégia da TripAdvisor.

Mudar a percepção

"Se o recurso de reserva instantânea não funcionasse, simplesmente acabaríamos com ele, mas não vamos fazer isso", disse ele. "Estamos tentando mudar a percepção para que TripAdvisor não seja apenas um site de opiniões."

A TripAdvisor, como outras empresas de comércio eletrônico, constantemente testa diferentes versões de seus aplicativos e sites para encontrar a melhor maneira de ganhar dinheiro. Desacelerar o recurso de reserva instantânea apenas significa que a empresa está ouvindo seus usuários, disse o CEO Stephen Kaufer em uma teleconferência na quarta-feira.

"Acreditamos que o recurso de reserva instantânea desempenha um papel nisso, mas não um papel tão grande como esperávamos há alguns anos", disse ele. "E não vemos problema nisso."

Uma nova campanha de publicidade televisiva está programada para estrear neste trimestre com o objetivo de convencer os viajantes a ver a TripAdvisor não só como um lugar onde buscar opiniões, mas também como o melhor local para encontrar hotéis de baixo preço, disse Kaufer.

A TripAdvisor reportou receita de US$ 372 milhões no primeiro trimestre, menos do que a estimativa média dos analistas, US$ 376,2 milhões. Os resultados excluindo alguns custos foram de 24 centavos de dólar por ação, também abaixo da projeção média, 26 centavos de dólar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos