IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Microsoft quer Windows amigável com iPhone e Android

Dina Bass

12/05/2017 10h07

(Bloomberg) — A Microsoft revelou uma atualização para o Windows 10 com novos recursos importantes que provavelmente beneficiarão usuários de aparelhos que rodam os sistemas operacionais móveis concorrentes iOS e Android.

Os recursos, que farão parte de uma atualização do sistema operacional para computadores neste outono do hemisfério norte, permitirão que as pessoas sincronizem diferentes dispositivos, disseram funcionários da Microsoft em um briefing antes de apresentarem o software. Os usuários poderão, por exemplo, compartilhar informações salvas em uma área de transferência ou continuar em uma máquina tarefas deixadas em outra. O iTunes, aplicativo de música da Apple, também estará disponível na Windows App Store, informou a Microsoft.

A fabricante de softwares está adotando mais plenamente a ideia de que os clientes usam múltiplos aparelhos e que muitos deles, particularmente os dispositivos móveis, não rodam Windows. Apesar de o CEO Satya Nadella ter colocado o foco da divisão de Office e aplicativos em versões para sistemas operacionais móveis rivais há três anos, a importância do Windows nesse novo mundo tem sido uma pergunta em aberto. Agora, o Windows se envolverá com seus concorrentes e buscará formas de melhorar a experiência dos clientes com esses aparelhos, informou a empresa com sede em Redmond, Washington.

"Na nossa atualização de outono, pela primeira vez o Windows 10 vai amar todos os seus dispositivos", disse Joe Belfiore, vice-presidente da Microsoft para o Windows.

Para acessar os novos recursos no Windows 10, exibidos na quinta-feira na conferência para desenvolvedores Build da Microsoft, em Seattle, EUA, os usuários precisarão de uma conta da Microsoft para efetuar login nesses dispositivos e compartilhar informações.

A empresa apresentou um aplicativo chamado Story Remix que possibilita que múltiplos usuários compartilhem vídeos e fotos tiradas com telefones e os combina com efeitos especiais e música. A Microsoft mostrou como a tecnologia de inteligência artificial escolhe os melhores clipes e fotos e os combina e como o usuário pode ajustar isso para se concentrar em uma pessoa ou para escrever sobre uma pessoa textos que permanecem com ela durante o vídeo.

A Microsoft também apresentou um controlador de realidade misto que funcionará com óculos de realidade virtual que estão sendo desenvolvidos por fabricantes de hardware utilizando o software da empresa. A realidade virtual submerge os usuários em um mundo artificial e está sendo voltada mais ativamente para os jogos, enquanto a realidade aumentada sobrepõe imagens ao mundo real. A realidade mista combina aspectos de ambos.

O novo controlador da Microsoft funcionará sem a necessidade de colocar sensores na sala para rastrear os movimentos do usuário. A empresa Acer venderá um pacote com o controlador e os óculos por US$ 399 na temporada de compras do Natal, com pré-encomendas a partir de quinta-feira.

A empresa também está lançando arquivos OneDrive sob demanda, o que permite que os usuários vejam rapidamente itens armazenados na nuvem em máquinas locais sem precisar baixar arquivos. A tentativa é restaurar um recurso popular do Windows 8.1 chamado Placeholders que foi cancelado devido a problemas e que desde então passou a ser oferecido pela rival Dropbox.