IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Waymo, da Alphabet, se une à Lyft para testar carros autônomos

Eric Newcomer e Mark Bergen

15/05/2017 10h55

(Bloomberg) -- A Alphabet está trabalhando com a Lyft em um plano para testar carros autônomos nas ruas, ampliando a briga com a Uber ao associar-se à sua principal rival nos EUA.

A Waymo, uma firma automotiva de propriedade da empresa controladora do Google, atualmente está realizando testes públicos usando minivans Chrysler equipadas com sua tecnologia em Phoenix. A Uber também está testando carros autônomos nesta e em outras cidades dos EUA.

"A visão e o compromisso da Lyft de melhorar a maneira como as cidades se movimentam ajudará a tecnologia autônoma da Waymo a atingir mais pessoas em mais lugares", escreveu a Waymo em comunicado enviado por e-mail.

O acordo com a Lyft sugere que é pouco provável que a Alphabet recupere sua relação com a Uber. O braço de capital de risco da Alphabet conta com a Uber como seu maior investimento, mas surgiram tensões depois que a Alphabet mostrou interesse em desenvolver um serviço concorrente de carona compartilhada. David Drummond, diretor jurídico da Alphabet, deixou o conselho da Uber no ano passado.

A Waymo está processando a Uber, alegando que a gigante do ramo de caronas compartilhadas está usando segredos comerciais roubados por um ex-engenheiro da empresa para desenvolver uma tecnologia autônoma. A Uber nega as alegações. O pedido da Uber para resolver a disputa com arbitragem foi negado na quinta-feira por um juiz que também pediu que procuradores federais investigassem acusações contra o executivo da Uber que é peça central do caso.

A Lyft, segunda maior empresa de caronas compartilhadas dos EUA, também está trabalhando em uma tecnologia autônoma com a General Motors, que investe na startup. A notícia sobre a parceria com a Waymo foi antecipada no domingo pelo New York Times.

"A Waymo possui a melhor tecnologia de direção autônoma da atualidade e a colaboração com eles vai acelerar nossa visão comum de melhorar vidas com o melhor transporte do mundo", escreveu a Lyft em comunicado enviado por e-mail.

Para expandir os testes, a Waymo pode precisar garantir mais veículos. A empresa possui cerca de 600 Chrysler Pacificas e tem negociado com a Honda Motor para colocar sua tecnologia autônoma nos carros da fabricante japonesa.