IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

GE construirá motor de jato supersônico sonhado por bilionário

Divulgação
Imagem: Divulgação

Thomas Black

22/05/2017 15h59

(Bloomberg) -- A Aerion Corporation, financiada pelo bilionário Robert Bass, está negociando com a General Electric a construção de um motor que resolveria um dos principais obstáculos para o plano da fabricante de aviões de desenvolver jatos executivos capazes de voar acima da velocidade do som.

A Aerion, que já tem um comprador comprometido com o projeto AS2, vem trabalhando com fabricantes de motores para chegar ao design básico do primeiro jato supersônico não-militar desde a suspensão dos voos do Concorde, em 2003. A GE fabrica motores de jatos para grandes aeronaves comerciais, incluindo aviões da Boeing e da Airbus.

"As duas empresas continuarão participando de um processo formal e fechado para definir uma possível colaboração para um motor para o AS2", afirmaram a GE e a Aerion em comunicado, na segunda-feira (22).

O esforço da Aerion para construir um jato executivo supersônico ganhou impulso quando a Airbus Group concordou em 2014 em ajudar a desenhar e produzir o avião. No ano seguinte, a Flexjet, uma empresa de propriedade fracionada de jatos, encomendou 20 aeronaves AS2.

A GE afirmou que as empresas ainda não chegaram a um acordo. "Nós recebemos bem a visão deles e estamos animados para avançar com as discussões sobre a configuração do motor", disse Brad Mottier, vice-presidente de aviação executiva da GE.