IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Esqui aquático em milharais é mau sinal para safra dos EUA

Megan Durisin, Jeff Wilson e Brian K. Sullivan

23/05/2017 14h40

(Bloomberg) -- Alguns milharais de Nebraska, nos EUA, estão tão inundados que os fazendeiros estão postando vídeos em que eles aparecem fazendo esqui aquático. A imagem é divertida, mas as fortes chuvas da primavera estão afetando os produtores de grãos do país com campos encharcados e ameaça com doenças nas lavouras.

Nos últimos 30 dias, cerca de 40 por cento do Centro-oeste do país recebeu o dobro da quantidade de chuva normal, deixando solos saturados de Arkansas a Ohio, segundo a MDA Weather Services. As chuvas da primavera boreal normalmente beneficiarem as lavouras, mas a precipitação veio tão rápido que inundou alguns campos de milho e arroz e gerou preocupações com a qualidade no que diz respeito ao amadurecimento do trigo.

"Nunca havia visto tanta água naquele campo", disse Quentin Connealy, fazendeiro de Tekamah, Nebraska, que postou nas redes sociais um vídeo fazendo esqui aquático depois que 12 centímetros de chuvas caíram entre 16 e 20 de maio, o que criou lagoas de água parada na área. O plantio na fazenda havia sido iniciado cerca de três semanas depois do normal devido ao clima frio e úmido e agora será adiado novamente. "Estamos perdendo dias", disse ele, em entrevista por telefone.

Mais ao leste, Brandon Bowser, gerente regional da Harvest Land Cooperative, que tem 26 postos de agronomia em Indiana e Ohio, disse que o plantio caminhava para um início rápido na segunda quinzena de abril, antes que os 25 centímetros de chuva e as baixas temperaturas de maio eliminassem o otimismo inicial. Ele estima que cerca de um terço do milho de sua região será replantado e que as mudas sobreviventes estão sob risco de ferrugem.

"Este é o pior replantio de milho que vi na nossa região em 28 anos", disse Bowser, 47. "As condições ruins ficaram ainda piores com a chuva de sexta-feira. Há lagos em alguns campos."

As chuvas da primavera estão gerando um rali surpresa dos grãos devido às preocupações com a safra. O milho e o trigo caminham para ganhos mensais na Chicago Board of Trade, enquanto os futuros do arroz bruto se dirigem para o maior avanço do tipo em seis anos.

Uma tempestade trouxe mais 5 centímetros de chuvas no fim de semana a algumas partes do Texas e ao leste de Ohio e Virgínia Ocidental, segundo o Weather Prediction Center. Avisos de inundação foram colocados ao longo do Rio Mississippi e em outros rios, muitos deles ainda em níveis elevados após as chuvas.

A correlação entre o plantio de milho de meados de maio e o rendimento final da safra está bastante fraca, e o clima do verão é o fator mais importante, informou a associação Professional Farmers of America em um boletim informativo de 19 de maio.

"Nós saberemos mais dentro de duas semanas, quando as plantas estiverem maiores", disse Tom Hooper, diretor de negócios da Beck's Hybrids, que vende sementes em nove estados, de Wisconsin a Tennessee. "A safra pode se recuperar rapidamente."