IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Três coquetéis para preparar em casa e levar para a praia

John deBary

29/05/2017 12h48

(Bloomberg) -- Beber na praia é um dos muitos prazeres da vida, mas nem sempre é fácil fazê-lo. Na maioria dos casos, você está longe das praticidades da civilização, como geladeira e água encanada. Além disso, é fácil cometer erros - já tentou levar champanhe e ele acabou ficando morno?

Após anos de experiência trabalhando de barman e bebendo na praia, comecei a utilizar uma técnica tirada do manual do profissional: dosificar. Nos anos em que trabalhei em bares de coquetéis e restaurantes de Nova York, costumávamos nos preparar para um evento fora do estabelecimento, como um jantar beneficente, levando os ingredientes não alcoólicos medidos previamente. Assim como na praia, muitas vezes não há acesso a instalações de cozinha tradicionais nesses lugares.

Lembre-se de moderar com as bebidas alcoólicas - faça os drinques um pouco menos fortes do que um coquetel "normal" e não esqueça da água nas receitas. Para algumas pessoas, pode ser fácil demais beber muito na praia, e a combinação entre sol, calor e a falta de água fresca pode levar a uma noite desagradável depois.

Refresco de limão e hortelã

Ingredientes

1 1/4 xícara de vodca
1/2 xícara de suco de limão fresco
1/2 xícara de xarope de hortelã
1 xícara de água filtrada

Para fazer o xarope de hortelã, misture uma xícara de água e uma de açúcar com entre 10 e 15 folhas de hortelã fresca no liquidificador. Bata em alta velocidade por 2 minutos e coe com uma peneira fina. Você também pode misturar ervas e usar manjericão, alecrim ou outras variedades de hortelã. Depois, misture todos os ingredientes e coloque em uma garrafa de água metálica, como a HydroFlask. É importante usar suco de limão recém-espremido - usar suco engarrafado é um dos piores crimes que você pode cometer contra o coquetel. Deixe no congelador no mínimo durante 5 horas ou uma noite inteira. Sirva com ou sem gelo. Para 5 ou 6 pessoas.

Batida de morango

Ingredientes

1 1/4 xícara de bourbon
1/2 xícara de suco fresco de limão
1/2 xícara de xarope de açúcar
6-8 morangos maduros

Para fazer o xarope, misture uma xícara de açúcar e uma de água em uma panela, deixe ferver e mexa até o açúcar se dissolver. Retire do fogo e deixe esfriar. Bata os morangos e o xarope de açúcar no liquidificador a alta velocidade por 1 minuto. Coe e coloque em um recipiente se você preferir a textura de um suco; se quiser uma consistência mais espessa, não coe. Misture todos os ingredientes em uma garrafa metálica, como a garrafa de água de aço Avex, que pode manter líquidos frios durante até 29 horas. Deixe no congelador no mínimo durante 5 horas ou uma noite inteira. Sirva com ou sem gelo. Para 5 ou 6 pessoas.

Martini invertido

Ingredientes

2 xícaras de vermute seco
1 xícara de gim
3/4 de xícara de água filtrada
Opcional: 10 gotinhas de bitter de laranja, ou 5 a 6 azeitonas, para fazer um martini sujo.

Misture tudo em um recipiente, mexa e verta em uma garrafa de água metálica. Para um martini, o melhor será uma que o mantenha estupidamente gelado, como a Klean Kanteen, uma das minhas preferidas. Deixe no congelador no mínimo durante 5 horas ou uma noite inteira. Sirva com ou sem gelo. Para 5 ou 6 pessoas.