Bolsas

Câmbio

Novas formas de usar terno com tênis

Troy Patterson

(Bloomberg) -- Antigamente, terno com tênis era uma combinação adotada principalmente por pequenos subconjuntos da população masculina, como os rebeldes inibidos que usavam um Converse Chuck Taylor nos bailes de ex-alunos. E também as vítimas de dor crônica no tornozelo.

Isso mudou. "Terno com tênis é a grande tendência do momento", disse Loris Spadaccini, vice-presidente da divisão masculina da M. Gemi, que vende sapatos italianos diretamente aos consumidores. "É aceitável inclusive em ambientes corporativos tradicionais." Ele se atreve a dizer que o trabalho artesanal de sapateiros de primeira linha ? "nossos cabedais não são colados, mas costurados à sola" ? ajudou a facilitar a aceitação.

Observe o que diz Sébastien Kopp, que há 12 anos ajudou a fundar a empresa francesa de tênis Veja. "Quando criamos a marca, nunca imaginamos alguém de tênis e terno", disse Kopp. "Mas isso já é visto de maneira geral, de homens de negócios a artistas e personalidades da TV. A combinação funciona melhor quando o calçado se destaca e chama a atenção. Não deve ser algo sutil, deve ser escancarado."

Homens bem vestidos intuem isso, como percebi outro dia enquanto flanava pela West 55th Street e vi executivos de certa idade do Midtown Manhattan saindo do restaurante Michael's. Os tênis informais e chamativos usados por esses executivos e aspirantes confirmaram que entramos com o pé direito em uma nova era.

Em geral, eles respeitavam algo que, embora não seja uma lei estrita, é uma diretriz inteligente: use o contraste para que o visual de terno com tênis chame a atenção. Seus ternos serenos de tons médios foram combinados com tênis que se dividiam entre a opulência do vinho e a extravagância da cor de abóbora, ostentando o que pareciam ser maravilhas de camurça da Bottega Veneta com o motivo intrecciato, um tênis Pelle Tessuto marrom intenso da Zegna com uma trama similar e um modelo ultraleve de napa da A. Testoni.

Spadaccini propõe especificamente usar tênis branco com terno azul. "Gostamos dessa ideia de alto contraste, para que o calçado seja a peça central da roupa", diz ele. O grau de dificuldade é baixo: contrastar o despojamento de um tênis de couro perfurado com a solidez urbana de um terno liso.

Um movimento um pouco mais arriscado e, portanto, potencialmente mais gratificante, é justapor tons terrestres de caqui com o brilho prateado de traje espacial dos tênis metálicos. E, embora os modelos de cano alto possam ser complicados neste campo, um par deles pode ser o acessório ideal para um terno escuro e ajustado em determinados contextos, como discotecas excessivamente caras e eventos de premiação da indústria musical transmitidos pela TV.

Nas melhores combinações desse tipo, os tênis em questão estão orgulhosos de ser tênis, em minha opinião. Eles podem ser elevados ? pela qualidade do couro, da costura, dos cadarços ? e podem ser minimalistas, com um leve toque de marcas multicoloridas e logotipos chamativos. Mas eles não pretendem esconder o fato de que, essencialmente, são um tênis.

Ironicamente, um tênis muito parecido com um sapato social fica ruim na maioria dos casos. Um tênis preto sem cadarço, por exemplo, pode parecer um triste sapato ortopédico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos