Bolsas

Câmbio

Cervejarias artesanais apostam na leveza neste verão nos EUA

Kate Krader

(Bloomberg) -- A bebida mais popular do verão no Hemisfério Norte? Não é o vinho rosé.

Levante uma lata, uma garrafa e uma jarra para a cerveja. Ela é, afinal, a bebida por excelência do clima quente. E segundo a Bevspot, as vendas de cerveja atingiram sua alta anual em julho e agosto de 2016, quando as vendas de vinho estavam em seu ponto mais baixo.

No ano passado, as palavras de ordem no mundo das cervejas eram as "triple IPA" e os milkshakes de cerveja -- tipos de cerveja definidos pelo conteúdo extra de álcool e pelo sabor certamente mais rico e pleno. Em 2017, o mundo da cerveja foi na direção oposta, optando por receitas fáceis de beber com baixo teor alcoólico para evitar que você caia no meio da tarde.

"Neste verão, eu senti que a coisa certa a se fazer era apostar no básico, limpo e refrescante", disse Augie Carton, fundador da Carton Brewing, com sede em Atlantic Heights, Nova Jersey, EUA. Adam Vavrick, diretor de cervejas da Publican Family em Chicago, concorda. Uma das cervejas do verão é a Boulevard Ginger Lemon Radler. "É uma mistura de soda limonada e cerveja com gengibre", disse ele. "Tem pouco álcool e é incrivelmente fácil de beber."

A seguir algumas cervejas que te ajudarão a evitar a exuberância irracional da receita forte com sabor a lúpulo quando as temperaturas começarem a subir.

O refresco com baixas calorias

Seaquench Ale (Dogfish Head Brewery)

Desde sua criação, em 1995, a Dogfish se transformou em uma das cervejarias artesanais definidoras do país e o fundador Sam Calagione recentemente ganhou o Prêmio James Beard de Profissional Destacado em Vinho, Cerveja ou Destilados. O desenvolvimento da Seaquench levou dois anos, o máximo que Calagione já trabalhou em uma cerveja. O teor alcoólico é de 4,9 por cento e ela tem apenas 9 carboidratos e 140 calorias por dose de 354 ml. É pouco mais que o minúsculo teor de 95 calorias da Michelob Ultra, mas vem com um perfil de sabor que satisfaz os amantes de margaritas e os adoradores de pinot gris.

A Hefeweizen com pouco álcool

Andechser Hefeweizen (Klosterbrauerei Andechs)

O restaurante Publican, de Chicago, é famoso por sua dedicação à cerveja, às ostras e à carne de porco, com foco especial em cervejas da Bélgica e de Chicago. O diretor de cervejas da casa, Adam Vavrick, diz que a bebida do verão é a cerveja de mesa, que vem da tradição belga de cervejas com pouco teor alcoólico (1 por cento a 3 por cento de teor alcoólico), feitas para crianças e para beber nas refeições. O prazer deriva de sua sutileza, diz ele. "Este é o ano em que todas as cervejarias estão fabricando cervejas de mesa."

A Ale praiana

Beach Session Ale (Carton Brewing)

Augie Carton, fundador da fabricante de cervejas homônima com sede em Atlantic Heights, Nova Jersey, EUA, trabalha de dia com derivativos de taxas exóticos, o que "é mais difícil de explicar do que o fato de a cream ale não ser cremosa", brincou. Em sua atividade paralela, Carton construiu a reputação de fabricar estilos de cervejas escandalosas, mas deliciosas -- por exemplo, a Shinshu, uma cream ale com toques de missô. A Beach, a mais nova cerveja de Carton, será lançada em meados de junho; é uma cerveja de estação, uma bebida com baixo conteúdo alcoólico que remete ao início do século 20, quando os trabalhadores britânicos tinham um intervalo para beber no trabalho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos