Bolsas

Câmbio

Direção autônoma será item básico de carros de luxo, diz PSA

Marie Mawad

(Bloomberg) -- Bancos de couro, aceleração suave e manuseio preciso já não bastam para atrair os compradores de carros de luxo: a fabricante francesa PSA Group considera que a direção autônoma é imprescindível.

"Em muito pouco tempo, todos os carros de luxo que vendemos incluirão a opção de que o veículo dirija sozinho em autoestradas", disse Grégoire Olivier, diretor de mobilidade da PSA, a fabricante dos veículos Peugeot, Citroën e DS. "Em dois ou três anos, será um recurso generalizado."

A direção autônoma conquistou enormes investimentos, e tanto fabricantes de veículos tradicionais quanto empresas de transporte compartilhado, como Uber Technologies, e a gigante do setor de tecnologia Google estão correndo para colocar um serviço funcional em circulação. O surgimento dos veículos autônomos representa o maior potencial de mudança do transporte pessoal desde que os carros substituíram os cavalos e as charretes, mas a transição provavelmente será gradual e este pode se tornar um mercado de US$ 83 bilhões até 2025, segundo estimativas da empresa de consultoria Frost & Sullivan.

Embora as cidades estejam realizando experimentos com a direção autônoma, a monótona viagem em uma autoestrada é uma aplicação mais direta, disse Olivier, da PSA, nesta terça-feira, em uma conferência de tecnologia organizada pela empresa de consultoria Idate Digiworld em Paris.

A PSA, cujo principal foco são os carros para mercado de massas, recentemente ressuscitou a marca DS em parceria com marcas como a fabricante francesa de relógios de luxo BRM Chronographes na tentativa de fazer frente a companhias como BMW, Mercedes-Benz e Audi. O segmento de alta gama é mais lucrativo e está cada vez mais disputado, porque marcas como Volvo, Jaguar e Alfa Romeo também estão implementando ambiciosos planos de expansão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos